Análise de processos na implementação do custeio e gestão baseados em atividades (ABC/ABM): estudo no processo de faturamento de um hospital
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gasparetto, Valdirene |
en |
dc.contributor.author |
Dornelles, Treice Silva |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T22:23:31Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T22:23:31Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
294134 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120578 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
en |
dc.description.abstract |
Para manterem-se atualizadas e competitivas, as empresas podem se apoiar em informações gerenciais para aumentar a qualidade e eficiência de suas operações e enfatizar a redução do tempo, como mapeamento das atividades e análise de processos, por exemplo. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi a de realizar a análise de processos como base para implementação do ABC e ABM, no processo de faturamento de um hospital. A pesquisa foi exploratória, a abordagem foi qualitativa, através de levantamento bibliográfico, documental e aplicado a um estudo de caso. Foram abordados os conceitos da contabilidade gerencial, sobre o custeio e gestão por atividades, análise de processos e sobre serviços de saúde e hospitais. O estudo de caso foi realizado sobre as atividades do processo de faturamento do SOS Cárdio Serviços Hospitalares Ltda., compreendendo-se a estrutura da empresa, seu mercado de atuação e as atividades envolvidas no processo de faturamento. Fez-se então, o fluxograma do processo de faturamento e o redesenho do mesmo após a análise das coletas de dados. Os conceitos revisados permitiram a identificação de oportunidades de melhoria para o processo e suas atividades. Destacou-se com o estudo de caso, o mapeamento do processo e sua gestão, que podem ser executados como primeira etapa do ABC e da aplicação do ABM Operacional. Concluiu-se que a análise de processos tende a ser positiva para a empresa em estudo, pois visa a garantia dos recebimentos dos recursos e a melhoria dos serviços prestados. |
en |
dc.format.extent |
63 f.| il., tabs. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
en |
dc.subject.classification |
Processos de serviços |
en |
dc.subject.classification |
Gerencia institucional |
en |
dc.title |
Análise de processos na implementação do custeio e gestão baseados em atividades (ABC/ABM): estudo no processo de faturamento de um hospital |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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