Demonstração do Valor Adicionado: um estudo sobre o valor distribuído pelas empresas do segmento de bancos da BM

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Demonstração do Valor Adicionado: um estudo sobre o valor distribuído pelas empresas do segmento de bancos da BM

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Frey, Irineu Afonso en
dc.contributor.author Rodrigues, Tiago de Britto en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:23:28Z
dc.date.available 2014-07-02T22:23:28Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 294133 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120577
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. en
dc.description.abstract Cada vez mais a sociedade tem acesso às atividades realizadas pelas organizações empresariais. Por tanto, preocupar-se somente com o lucro, esquecendo da função social das organizações, tornou-se um caminho perigoso para a sua sobrevivência. A Demonstração do Valor Adicionado surge neste contexto como uma importante ferramenta de análise e controle do retorno dado pelas organizações ao meio no qual estão inseridas. Tal demonstrativo contábil, ou financeiro, como referem alguns autores, evidencia quanto de valor uma empresa adiciona à economia e ao mesmo tempo como este valor é distribuído para os diversos segmentos da sociedade. O presente estudo buscou evidenciar e analisar como se comporta a distribuição do valor adicionado efetuada por parte do segmento de bancos do setor financeiro e outros da BM&F Bovespa. A metodologia do estudo teve caráter descritivo, além de uma abordagem quali-quantitativa. Foram utilizados instrumentos como pesquisa bibliográfica, na fundamentação teórica, e levantamento de dados para se apurar os resultados a respeito das empresas da população pesquisada. Os principais resultados do estudo apontam que: os segmentos que em média mais receberam valor adicionado foram os de remuneração de capital próprio e de pessoal, sendo que o primeiro apresentou uma queda de 7 pontos percentuais entre 2007 e 2009 e o segundo um aumento de 2 pontos; na análise por controle acionário, as empresas de controle público apresentaram um maior percentual de distribuição para o segmento de pessoal, enquanto as de controle privado distribuíram mais para remuneração de capitais próprios. en
dc.format.extent 64 f.| grafs., tabs. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Responsabilidade social da empresa en
dc.subject.classification Valor adicionado en
dc.title Demonstração do Valor Adicionado: um estudo sobre o valor distribuído pelas empresas do segmento de bancos da BM en
dc.type TCC (graduação) en


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