A Participação dos tutores a distância no processo de ensino aprendizagem: uma análise no curso de Ciências Contábeis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Limongi, Bernadete |
en |
dc.contributor.author |
Zolet, Patrícia Elmisan |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T22:22:15Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T22:22:15Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
294107 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120556 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
en |
dc.description.abstract |
Na educação a distância, professor e aluno encontram-se em tempo e espaço distintos, o que exige um acompanhamento pedagógico diferenciado. Como forma de auxiliar esse acompanhamento surgiu a figura do tutor (presencial e a distância) que, além de outras funções, exerce o papel de mediador entre alunos e professores. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é verificar a participação e contribuição dos tutores a distância para o processo de ensino-aprendizagem no ensino a distância do curso de Ciências Contábeis da UFSC. No que tange aos objetivos propostos, o trabalho se classifica como descritivo. Quanto ao procedimento técnico, o trabalho classifica-se como pesquisa bibliográfica, e de levantamento de dados, pois foram aplicados questionários aos tutores e aos professores, abrangendo o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Quanto à abordagem do problema, esta pesquisa classifica-se como quali quantitativa. A partir da pesquisa realizada foi verificado o interesse inicial dos tutores pela carreira docente, tendo alguns já atuado como professores e/ou monitores. Em relação ao serviço de tutoria, os tutores contribuíram com participação em videoconferências, videoaulas e chats, bem como auxiliaram no processo de avaliação dos alunos. Para os professores pesquisados, os tutores demonstraram excelente interação com a plataforma Moodle, além de atenderem devidamente os alunos, respondendo aos questionamentos em prazo satisfatório. Conclui-se então que a tutoria tem contribuído de diversas formas para o processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Foram também constatadas algumas deficiências e a necessidade de melhorias no curso. |
en |
dc.format.extent |
76 f.| grafs., tabs. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
en |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
en |
dc.subject.classification |
Moodle (Programa de computador) |
en |
dc.title |
A Participação dos tutores a distância no processo de ensino aprendizagem: uma análise no curso de Ciências Contábeis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar