A Participação dos tutores a distância no processo de ensino aprendizagem: uma análise no curso de Ciências Contábeis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

A Participação dos tutores a distância no processo de ensino aprendizagem: uma análise no curso de Ciências Contábeis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Limongi, Bernadete en
dc.contributor.author Zolet, Patrícia Elmisan en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:22:15Z
dc.date.available 2014-07-02T22:22:15Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 294107 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120556
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. en
dc.description.abstract Na educação a distância, professor e aluno encontram-se em tempo e espaço distintos, o que exige um acompanhamento pedagógico diferenciado. Como forma de auxiliar esse acompanhamento surgiu a figura do tutor (presencial e a distância) que, além de outras funções, exerce o papel de mediador entre alunos e professores. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é verificar a participação e contribuição dos tutores a distância para o processo de ensino-aprendizagem no ensino a distância do curso de Ciências Contábeis da UFSC. No que tange aos objetivos propostos, o trabalho se classifica como descritivo. Quanto ao procedimento técnico, o trabalho classifica-se como pesquisa bibliográfica, e de levantamento de dados, pois foram aplicados questionários aos tutores e aos professores, abrangendo o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Quanto à abordagem do problema, esta pesquisa classifica-se como quali quantitativa. A partir da pesquisa realizada foi verificado o interesse inicial dos tutores pela carreira docente, tendo alguns já atuado como professores e/ou monitores. Em relação ao serviço de tutoria, os tutores contribuíram com participação em videoconferências, videoaulas e chats, bem como auxiliaram no processo de avaliação dos alunos. Para os professores pesquisados, os tutores demonstraram excelente interação com a plataforma Moodle, além de atenderem devidamente os alunos, respondendo aos questionamentos em prazo satisfatório. Conclui-se então que a tutoria tem contribuído de diversas formas para o processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Foram também constatadas algumas deficiências e a necessidade de melhorias no curso. en
dc.format.extent 76 f.| grafs., tabs. en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Moodle (Programa de computador) en
dc.title A Participação dos tutores a distância no processo de ensino aprendizagem: uma análise no curso de Ciências Contábeis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
294107.pdf 654.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar