Formação técnico-profissional e lei da aprendizagem: caracterização da formação teórica desenvolvida por entidades de Florianópolis/SC

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Formação técnico-profissional e lei da aprendizagem: caracterização da formação teórica desenvolvida por entidades de Florianópolis/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Moser, Liliane en
dc.contributor.author Mendonça, Nadja Margotti en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:21:29Z
dc.date.available 2014-07-02T22:21:29Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 291213 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120543
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social en
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre as diferentes dinâmicas de formação teórica, prevista na "Lei da Aprendizagem", em instituições de Florianópolis. Seu objetivo geral é analisar a efetivação do processo de formação técnico-profissional, sobretudo, a formação teórica, prevista na Lei nº 10.097/2000 - "Lei da Aprendizagem". A pesquisa apresentada neste estudo utiliza como quadro de referência teórica o método crítico-dialético, e se configura como sendo de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizados como instrumentais pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo, realizada através de roteiro de entrevista semi-estruturado, teve como sujeitos as profissionais responsáveis pela coordenação da aprendizagem nas instituições formadoras pesquisadas. Para dar conta desta temática foi realizada uma breve contextualização da juventude, do trabalho e da relação entre juventude e trabalho. Apresentou-se também o histórico da aprendizagem no Brasil, assim como os aparatos legais desta política pública. As instituições pesquisadas foram caracterizadas, a partir dos materiais de divulgação e das informações obtidas nas entrevistas, sendo ressaltadas as diferenças nos processos de formação teórica, fazendo então as devidas análises. A realização deste trabalho permitiu compreender como está sendo desenvolvida a formação técnico-profissional, mais especificadamente, a formação teórica dos jovens aprendizes e pretende-se com o resultado obtido, ampliar as discussões da formação teórica destinada aos jovens no âmbito do Serviço Social, como uma possibilidade de espaço para atuação dos assistentes sociais en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Trabalho en
dc.subject.classification Qualificações profissionais en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.title Formação técnico-profissional e lei da aprendizagem: caracterização da formação teórica desenvolvida por entidades de Florianópolis/SC en
dc.type TCC (graduação) en


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