Gestão estratégica no futebol brasileiro: um olhar para o Rio Grande do sul e Santa Catarina na elite do futebol nacional

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Gestão estratégica no futebol brasileiro: um olhar para o Rio Grande do sul e Santa Catarina na elite do futebol nacional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Moretto Neto, Luís en
dc.contributor.author Rodrigues, Guilherme Carrard en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:06:32Z
dc.date.available 2014-07-02T22:06:32Z
dc.date.issued 2009 en
dc.identifier.other 289541 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120324
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract 0 esporte, acontecimento cultural e social de maior destaque no século XX, dissemina-se através de instituições esportivas. Públicas ou privadas sem fins lucrativos no principio. Porém, com as constantes mudanças que ocorreram na sociedade, este passou a ser explorado comercialmente, com as demandas cada vez mais elevadas (PARIS ROCHE, 2002). 0 futebol, maior expressão popular do pais, teve uma origem aristocrática e romântica. Porem, desde os primeiros momentos, no amadorismo, sempre atraiu atenção da sociedade, promovendo encontro entre produtos esportivos e consumidores (AIDAR & LEONCINI, 2002; GUTERMAN, 2009). 0 futebol hoje no pais movimente aproximadamente R$ 1,8 bilhões (CROWEHORWATH RCS, 2009). Porém, os clubes buscam sua melhor organização, para uma gestão diligente de recursos, visando performance e resultados financeiros (LEONCINI, 2001; AIDAR & LEONCINI, 2002; GRELLET, 2002; SILVA, 2006). Neste sentido, só recentemente a gestão estratégica começou a ser considerada no mundo do futebol (LEONCINI, 2001). A estratégia, que tem sua base na análise das forças competitivas, para se conhecer onde é critico competir, e, tem seu mote fundamental em ser diferente, para se manter competitivo no futuro (PORTER, 1991; 1999; CLAUSEWITZ, 2003; PRAHALAD & HAMEL, 2005). Considerando esta conjuntura, o objetivo do trabalho é verificar a existência da gestão estratégica nos clubes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, presentes na elite do Campeonato Brasileiro de 2009, e, se a gestão profissional influencia o direcionamento estratégico. Este estudo se distingue como pesquisa bibliográfica, documental, ex post facto, pesquisa de campo e estudo de caso, levando-se em conta os meios. Considerando os fins, se caracteriza por ser descritivo e explicativo (VERGARA, 2009). Em primeira instância foi realizada um resgate da literatura sobre gestão esportiva e gestão estratégica. Para dar continuidade, foi realizada uma análise dos clubes, baseados na literatura proposta e norteada pela problemática e objetivos do estudo. Os resultados alcançados evidenciam uma gestão estratégica com forte apelo de praticidade e pragmatismo, inclinada para o ambiente interno dos clubes, que poderá comprometer o dinamismo dos clubes no futuro. Também ,embora os clubes tenham apresentado melhorias consideráveis no processo de gestão, existem algumas questões a serem dirimidas, a custo de eficácia para as agremiações. No cerne do estudo, a orientação estratégica dos clubes estudados, estão voltadas para receitas com sócios e aficionados, ou, focos meramente operacionais, na sua orientação estratégica. Conforme defendido por Porter (1991) e Prahalad & Hamel (2005), estas orientação são meramente busca de eficiência operacional, não contribuindo para que os clubes tenham uma posição exclusiva e de referência. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Futebol en
dc.subject.classification Concorrência en
dc.subject.classification Planejamento empresarial en
dc.title Gestão estratégica no futebol brasileiro: um olhar para o Rio Grande do sul e Santa Catarina na elite do futebol nacional en
dc.type TCC (graduação) en


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