Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para implantação de um escritório de arquitetura, em Florianópolis-SC

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Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para implantação de um escritório de arquitetura, em Florianópolis-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Pacheco, Andressa Sasaki Vasques en
dc.contributor.author Fritzen, Myrleine en
dc.date.accessioned 2014-07-02T20:49:55Z
dc.date.available 2014-07-02T20:49:55Z
dc.date.issued 2009 en
dc.identifier.other 290128 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119881
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract A vontade em ter seu próprio negócio, faz com que várias pessoas procurem utilizar seus conhecimentos técnicos para ser seu #próprio chefe#. Há empreendimentos surgindo a todo instante, porém o índice de mortalidade destes, também é alto. O objetivo deste trabalho é, verificar a viabilidade mercadológica e financeira da implantação de um escritório de arquitetura em Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de campo, tem o pesquisador como instrumento chave e os sócios como fonte importante de dados. Os aspectos mercadológicos mostram que o mercado não está estagnado, que a quantidade de obras cadastradas no CREA-SC aumentou. O escritório C2 Arquitetura e Imagem será uma micro-empresa, formada por sociedade simples com capital social dividido igualmente pelos três sócios. Seus serviços serão projetos arquitetônicos, de urbanismo, de interiores, bem como produção de imagens (maquete eletrônica). Os recursos humanos do empreendimento, contará com o trabalho dos três sócios, um estagiário e um funcionário para o administrativo. O espaço físico para essa ocupação pode ter de 5 a 7 m². Os consumidores podem ser pessoa jurídica ou física, interessada nos serviços que serão executados pela organização. A concorrência é ampla podendo concorrer com profissionais de outras áreas, como o engenheiro civil, e o design de interiores. Os consumidores serão pessoas jurídicas e física, interessados nos serviços. Os consumidores pessoa jurídica são, a maioria, empresas da construção civil. Os consumidores pessoa física são de classe média e alta, procuram profissionais por indicação e vêem o preço como segunda opção na hora de escolher um profissional. Os investimentos iniciais da empresa serão de R$ 25.167,00, pagos integralmente com o capital dos sócios. Por meio de índices financeiros, utilizando as despesas e receitas previstas, chega-se ao resultado do exercício ao final do terceiro ano, de R$ 309.152,90. O payback indica que, em todos os cenários, pessimista, realista e otimista, o período de retorno do capital investido é de menos de um ano. Conclui-se que o empreendimento é viável, que trará bons rendimentos financeiros en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Planejamento estrategico en
dc.subject.classification Empreendimentos en
dc.title Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para implantação de um escritório de arquitetura, em Florianópolis-SC en
dc.type TCC (graduação) en


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