Interface entre graduação e pós-graduação (mestrado) em administração da UFSC através da compração com as publicações científicas do departamento de administração
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Nunes, Rogério da Silva |
en |
dc.contributor.author |
Lopes, Marcelle Miranda Fortuci |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T20:45:22Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T20:45:22Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
en |
dc.identifier.other |
290277 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119824 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
LOPES, Marcelle Miranda Fortuci. Interface entre graduação e pós-graduação (Mestrado) em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina através da comparação com as publicações científicas do Departamento de Administração. Trabalho de Conclusão de Estágio (Administração) # Departamento de Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2009. A sociedade, inserida em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas e com a facilidade do intercâmbio de informações, passou a exigir com mais vigor a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, que é o tripé fundamental não só para a existência, mas para a própria manutenção e progresso da universidade. Neste contexto, a pesquisa científica e o ensino devem interagir entre si. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho consiste em verificar se há um alinhamento entre as publicações científicas do Departamento de Administração com as áreas temáticas dos TCEs do Curso de Graduação em Administração e com as linhas de pesquisa das dissertações do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2000 a 2008. Para tanto, foram identificadas as áreas das publicações científicas dos docentes do Departamento de Administração da UFSC depositadas na Coordenadoria de Pesquisa do referido Departamento no período de 2000 a 2008. Além disso, foram comparadas as áreas das publicações científicas dos docentes do Departamento de Administração da UFSC com a distribuição das áreas temáticas dos TECs. Ademais, a distribuição das dissertações de Mestrado em Administração por linhas de pesquisa no período de 2001 a 2007 foram mapeadas. Por fim, foram confrontadas as áreas das publicações científicas dos docentes do Departamento de Administração da UFSC com as linhas de pesquisa do Mestrado em Administração mantido pela mesma instituição. O estudo caracteriza-se como descritivo, os procedimentos adotados na coleta dos dados são bibliográfico e documental e a bordagem do problema é qualitativa e quantitativa. Constatou-se que não há um total alinhamento entre as publicações científicas do Departamento de Administração com as áreas temáticas dos TCEs do Curso de Graduação em Administração e com as linhas de pesquisa das dissertações do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2000 a 2008. Há indícios de que os projetos pedagógicos do curso de graduação e de pós-graduação (Mestrado) em Administração da UFSC não foram totalmente desenvolvidos de maneira a fomentar a interface entre essas duas vertentes da formação superior, pois foram encontradas semelhanças e dissonâncias em algumas temáticas quando foram confrontadas as áreas dos TCEs e as linhas de pesquisa das dissertações com o parâmetro utilizado, as publicações científicas |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Publicações científicas |
en |
dc.title |
Interface entre graduação e pós-graduação (mestrado) em administração da UFSC através da compração com as publicações científicas do departamento de administração |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar