O Papel do orientador do Jovem Aprendiz inserido na Caixa Econômica Federal
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Nogueira, Claudia Maria França Mazzei |
en |
dc.contributor.author |
Lapa, Fernanda Silveira da |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T19:15:42Z |
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dc.date.available |
2014-07-02T19:15:42Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
en |
dc.identifier.other |
286231 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118846 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é resultado da experiência de estágio realizada na área de serviço social do Programa Jovem Trabalhador (PJT), desenvolvido pela IDES/PROMENOR, cujo objetivo é promover a capacitação, a inserção e o acompanhamento de adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, preferencialmente de baixa renda, através de parcerias e integração no mercado de trabalho, garantindo seus direitos trabalhistas. Através do estágio realizado entre os anos de 2004 e 2006 constatou-se que muitos orientadores do Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal não tinham conhecimento do Programa ao qual estavam inseridos e que poderiam não ter conhecimento sobre seu papel de orientar. Por essa razão optouse por realizar um trabalho tendo como objetivos: investigar qual o papel do orientador do adolescente aprendiz inserido na Caixa, verificando qual o entendimento que esse possui da importância do seu papel para a formação do adolescente aprendiz e analisando o conhecimento desses orientadores sobre o Programa da Caixa Econômica Federal. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório tendo como instrumento de coleta de dados um questionário contemplando oito perguntas. O questionário foi enviado para todos os orientadores da Caixa, responsáveis por vinte e dois aprendizes nessa Instituição, dos quais seis foram devolvidos, totalizando trinta e cinco por cento de contribuição do total de dezessete orientadores. Os objetivos do trabalho foram alcançados tendo em vista que se conseguiu analisar o papel do orientador do adolescente aprendiz inserido na Caixa Econômica Federal, bem como a percepção desse sobre o Programa ao qual estão inseridos |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Mercado de trabalho |
en |
dc.title |
O Papel do orientador do Jovem Aprendiz inserido na Caixa Econômica Federal |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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