Arte como mediação em serviço social

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Arte como mediação em serviço social

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Silva, Vanessa Juliana da en
dc.contributor.author Potier, Viviane Maria en
dc.date.accessioned 2014-07-02T19:09:51Z
dc.date.available 2014-07-02T19:09:51Z
dc.date.issued 2006 en
dc.identifier.other 286330 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118765
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso se confi gura, numa pesquisa qualitativa com base na experiência de Estágio Curricular obrigatório do Curso de Serviço Social na Assistência Social São Luiz, mais especificamente no Programa Sócio-Educativo em meioaberto: Projeto Esperança no período de agosto a dezembro de 2005. Tendo como propósito o estudo sobre abordar o uso da arte em ações sócio-educativas como forma de mediação em Serviço Social.Utilizando como objeto de estudo a Oficina SocialArte de Educação Social foi realizada no período posterior ao Estágio Curricular Obrigatório buscando-se dentro da Temática dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfocar a questão do indivíduo enquanto cidadão de direitos, na perspectiva de conquista através do processo de informação e conscientização, capacitando-os a construção de novos caminhos para a vivência da cidadania plena, utilizando a arte como forma de reflexão e expressão.Após a base teórica, resgatando a história dos direitos da criança e do adolescente no Brasil abordando a legislação vigente, desde o Código de menores até o Estatuto da Criança e do Adolescente-E.C.A em 1990, da caracterização do Programa Sócio-educativo em meioaberto: Projeto Esperança, da Assistência Social São Luiz e cio Morro do Horacio Luiz, apresenta-se o processo de trabalho do Serviço Social, considerações sobre Mediações e Serviço Social, a atuação em grupo no processo de trabalho do Serviço Social, operacionalização da Oficina SocialArte de educação Social, demonstração e avaliação dos resultados por meio da utilização de depoimentos que apresentaram uma resposta à nossa prática realizada, os resultados obtidos através dos participantes demonstraram o alcance dos objetivos da Oficina, pois o estimulo à participação sempre foi algo trabalhado na oficina através do diálogo e da conscientização. A perspectiva educativa por meio da arte, facilitou no desenvolvimento dos integrantes fortalecendo o vinculo e melhorando a autoestima, contribuindo assim para uma melhoria das relações interpessoais. Possibilitou também aos adolescentes, maior reconhecimento de seus direitos e deveres, despertando atitudes criticas e reflexivas, levando os mesmos a perceberem-se enquanto cidadãos en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Adolescentes en
dc.subject.classification Crianças en
dc.title Arte como mediação em serviço social en
dc.type TCC (graduação) en


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