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Este trabalho tem por objetivo demonstrar as possibilidades de utilização da Tecnologia da Informação pelos Assistentes Sociais, apresentando sua aplicabilidade no âmbito do Serviço Social Forense. Inicialmente, faz-se um resgate de aspectos históricos no intuito de apresentar o processo de modernização tecnológica, que é caracterizado por três grandes revoluções, das quais a Revolução Tecnológica, a terceira deste processo evolutivo, vêm ocupando um espaço significativo a partir de meados do século XX. Contextualiza-se também a ampla utilização das novas tecnologias na esfera da reestruturação capitalista de produção, ressaltando-se a necessidade de ampliar o debate acerca da aplicabilidade dessas tecnologias para além desse âmbito. Para tanto, apresenta-se a importância das inovações tecnológicas no tratamento da informação, sendo esta caracterizada como um recurso indispensável nos processos que envolvem o planejamento, a gestão e a tomada de decisão. Aponta-se também a nova condição dos Sistemas de Informação, que impulsionados pela Tecnologia da Informação, tornaram-se ferramentas essenciais nos processos que envolvem o tratamento, a produção e a disseminação da informação. Ainda no que refere aos Sistemas de Informação, demonstra-se a possibilidade de sua utilização no processo de trabalho do Assistente Social. No intuito de ilustrar tal possibilidade, traz-se para o contexto deste trabalho, a experiência da aplicabilidade da Tecnologia da Informação no Setor de Serviço Social do Fórum do Norte Ilha, localizado em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, para o qual foi desenvolvido um Sistema de Informação, que tem por função possibilitar o registro, o armazenamento e a recuperação das informações coletadas pelos Assistentes Sociais nos atendimentos realizados no Programa de Atendimento aos Cidadãos em Conflito com a Lei, submetidos à Prestação de Serviço à Comunidade, e no Plantão Social, corroborando assim na apresentação de informação útil em tempo real, de forma a potencializar os processos que envolvem o planejamento, a avaliação e a decisão relacionados a tais atividades, e assim propiciando a gestão da informação |
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