As medidas sócio-educativas em meio aberto na perspectiva da proteção integral: uma proposta de atendimento para o município de Tapejara

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As medidas sócio-educativas em meio aberto na perspectiva da proteção integral: uma proposta de atendimento para o município de Tapejara

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Souza, Marli Palma en
dc.contributor.author Comiran, Gisele en
dc.date.accessioned 2014-07-02T18:56:23Z
dc.date.available 2014-07-02T18:56:23Z
dc.date.issued 2005 en
dc.identifier.other 287398 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118564
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Curso de Serviço Social en
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta as normativas internacionais - Regras de Beijing e Diretrizes de Riad - referentes ao adolescente que praticou ato infracional junto com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, sendo que este estudo teve o intuito de conhecer alguns dos fundamentos da legislação brasileira, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao se ter à legislação atual e à ratificação das normativas internacionais as crianças e os adolescentes brasileiros passaram da situação de objetos merecedores de assistência e tutela para ser pessoas de direito, na perspectiva da Proteção Integral. Esta situação junto com a experiência de estágio curricular obrigatório realizado no município de Tapejara/RS, levou-nos em direção ao problema de pesquisa do presente trabalho: como o programa municipal de medidas sócio-educativas em meio aberto no município de Tapejara deveria constituir-se para garantir a proteção integral dos adolescentes? Desta maneira o 1° item aborda as normativas acima citadas, no 2° item apresenta-se o município de Tapejara e a vivência de estágio junto ao Programa Municipal de Execução das Medidas Sócio-educativas em Meio Aberto e no 3° item é apresentada a proposta de atendimento. Por fim, para o desenvolvimento do trabalho elaboraram-se as seguintes questões norteadoras: qual a orientação contida nas normativas internacionais e na normativa nacional a respeito do atendimento ao adolescente que comete infração, qual o papel e as ações de cada ator envolvido em um programa municipal de medida sócio-educativa em meio aberto, como articular tais papéis e ações, como enfatizar a relação entre o Programa Municipal e o Judiciário em especial e como se constituir como política pública en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Delinquencia juvenil en
dc.subject.classification Direitos das crianças en
dc.subject.classification Politicas publicas en
dc.title As medidas sócio-educativas em meio aberto na perspectiva da proteção integral: uma proposta de atendimento para o município de Tapejara en
dc.type TCC (graduação) en


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