Ação complementar à escola: uma estratégia do instituto Guga Kuerten no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Paiva, Beatriz Augusto de |
en |
dc.contributor.author |
Hackebart, Juliana Garcia |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T18:28:23Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T18:28:23Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
en |
dc.identifier.other |
287733 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118170 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
A educação complementar à escola compreende função pretendida pelos espaços educacionais formais, visto que é determinante ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Outro aspecto que vem contribuindo na educação integral é a utilização do esporte em programas e projetos sociais complementares à escola. O trabalho de conclusão de curso que se apresenta visa descrever, analisar e publicizar as ações socioeducativas do PROJETO APRENDENDO NO ESPORTE, desenvolvido pelo INSTITUTO GUGA KUERTEN em Florianópolis. Este Projeto constitui-se em urna ação social, educacional e esportiva que vem a complementar a educação familiar e escolar utilizando o esporte como estratégia de inclusão social e desenvolvimento das potencialidades infanto-juvenis. Para apresentar o PROJETO APRENDENDO NO ESPORTE, primeiramente caracteriza-se o INSTITUTO GUGA KUERTEN, sendo este urna organização do Terceiro Setor e descreve-se o trabalho que realiza reiterando sua relevância social no Estado de Santa Catarina. Também são demonstradas as ações direcionadas às famílias dos educandos, uma vez que se entende que compreendê-las e atendê-las fortalece o comprometimento com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. As ações socioeducativas desenvolvidas pelo Projeto em questão mostram-se inovadoras, pois se trabalha com a interdisciplinaridade, o planejamento e a avaliação a partir da percepção dos quatro pilares da educação preconizados pela UNESCO aplicados por meio do esporte. Conclui-se o trabalho reiterando a importância do assistente social manter-se atento às demandas recentes de trabalho # Terceiro Setor, educação complementar de crianças e adolescentes, trabalho interdisciplinar, planejamento e avaliação em projetos sociais, além de ressaltar a importância de uma educação integral e coerente na formação de crianças e adolescentes autônomos e efetivamente conscientes de sua cidadania e função social |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Adolescentes |
en |
dc.title |
Ação complementar à escola: uma estratégia do instituto Guga Kuerten no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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