Dança na escola: Possibilidades de intervenção
Show simple item record
dc.contributor.author |
Gomes, Debora |
|
dc.contributor.author |
Boaron, Alana |
|
dc.contributor.author |
Ferraz, Cristiane |
|
dc.contributor.author |
Minatti, Diandra |
|
dc.contributor.author |
Samila, Gisele |
|
dc.contributor.author |
Schiavini, Karina |
|
dc.date.accessioned |
2014-06-30T14:34:50Z |
|
dc.date.available |
2014-06-30T14:34:50Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117388 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.description.abstract |
A dança é algo presente no cotidiano da população brasileira, seja com intuito religioso, comemorativo, de lazer ou de expressão de culturas locais e regionais, ela se constitui uma atividade constante. No entanto, no ambiente escolar, ela fica na maioria das vezes relegada a momentos específicos como festas, festivais, feira de ciências..., não sendo sistematizada como conteúdo que pode levar os alunos a refletir acerca das inúmeras possibilidades inerentes a esta prática, ampliando as experiências em torno do movimento. Neste sentido, esta oficina tem como objetivo, a partir das experiências que vem sendo produzidas no projeto “O toque da Expressão”, realizar uma aula de dança na escola, ressaltando os elementos principais que a constituem e de maneira que possibilite a participação efetiva de crianças em atividades voltadas para a dança enquanto elemento da nossa cultura. A oficina será realizada em quatro momentos: socialização; alongamento e aquecimento; parte principal com atividades em torno da dança; e parte final com apresentação das ações produzidas, relaxamento e debate. A população será ser composta por no máximo 40 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos. A partir de atividades realizadas individualmente e em grupos, buscar-se-á desenvolver o potencial de criação, imaginação e domínio dos movimentos corporais, entendo que estes não são organizados a partir de um padrão pré-estabelecido, mas sim à partir dos limites e possibilidades de cada um. |
en |
dc.subject |
dança |
en |
dc.subject |
possibilidades |
en |
dc.subject |
crianças |
en |
dc.title |
Dança na escola: Possibilidades de intervenção |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar