Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental: espaço para se Alfabetizar Letrando
Show simple item record
dc.contributor.author |
Leal, Sandra |
|
dc.date.accessioned |
2014-06-23T19:02:08Z |
|
dc.date.available |
2014-06-23T19:02:08Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117219 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.description.abstract |
Esta comunicação visa a apresentar o projeto de extensão: “Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental: espaço para se alfabetizar letrando”, inserido no Programa de Iniciação à Docência – PIBID, que está sendo desenvolvido desde setembro de 2012, em um colégio da rede estadual de ensino, em Ponta Grossa – PR. O referido projeto procura aliar ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos acadêmicos do curso de Letras Português/Inglês a inserção no ambiente escolar, assumindo assim uma postura de professores pesquisadores. No segundo semestre de 2012, os acadêmicos realizaram o estudo do meio, aliado às observações participativas das aulas ministradas pelas professoras supervisoras, nos 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e acompanharam o trabalho realizado na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos do 6º ano. Paralelo a isso, semanalmente, professora coordenadora, professoras supervisoras e acadêmicos participavam de um grupo de estudos sobre questões relativas ao ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Em 2013, inseridos na rotina da escola, os acadêmicos, sob a orientação das professoras supervisora e coordenadora, elaboraram um projeto de leitura e produção de textos que culminará na organização de um livro de textos dos alunos dos 6ºs anos. Além disso, estão realizando observações participativas em turmas de 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio, bem como na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos dos 6ºsanos. Dessa forma, estão verificando as condições de entrada e de saída dos alunos, nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, buscando alternativas metodológicas para minimizar os problemas de alfabetização e letramento detectados na dinâmica do dia a dia das salas de aula, bem como nos estudos e discussões realizados nas reuniões semanais do grupo de estudos. |
en |
dc.subject |
alfabetização e letramento |
en |
dc.subject |
salas de apoio à aprendizagem |
en |
dc.subject |
leitura |
en |
dc.subject |
escrita |
en |
dc.title |
Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental: espaço para se Alfabetizar Letrando |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar