A percepção dos egressos do Curso de Agronomia da UFSC formados na última década em relação à sua formação acadêmica e ao mercado de trabalho
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rover, Oscar José |
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dc.contributor.author |
Romão, Anderson Luiz |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2014-06-19T00:04:46Z |
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dc.date.available |
2014-06-19T00:04:46Z |
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dc.date.issued |
2013-11-26 |
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dc.date.submitted |
2013-11-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117137 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia. |
en |
dc.description.abstract |
A relação população/recursos ressurge como tema de fundamental importância na atualidade. Traz à tona um velho debate que permeia a sociedade: a relação entre o crescimento populacional e os recursos naturais. Neste cenário, os cursos de Agronomia, necessitam avaliar constantemente se a formação oferecida está adequada à realidade em que estão inseridos. O objetivo deste estudo consiste em investigar a percepção dos egressos formados na última década, estabelecendo seu perfil socioeconômico, avaliando sua trajetória e suas experiências profissionais, conhecendo as áreas de atuação e demandas de mercado, analisando seu embasamento conceitual, identificando se as propostas do Projeto Pedagógico do Curso representam as necessidades relativas ao exercício profissional. Desta forma, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, com aplicação de questionário por meio eletrônico. As análises dos dados ocorreram de forma qualitativa e quantitativa, por meio do software SEstatNet. No que tange à percepção dos egressos sobre sua formação, identificou-se que aproximadamente 63% não consideravam-se preparados para o mercado de trabalho quando se formaram, principalmente em relação aos conteúdos práticos, onde 35% dos entrevistados consideram que as disciplinas profissionalizantes não contribuíram para o seu desempenho profissional, e 61% avaliaram como ruim ou péssimo o espaço físico destinado as aulas práticas, enfatizando a necessidade do curso em dispor de mais atividades extracurriculares. Em contrapartida, constatou-se que a proposta do curso de investir em diretrizes com o viés de sustentabilidade no desenvolvimento profissional de seus acadêmicos, apresenta resultados positivos, pois 67% dos egressos consideram-se bem ou muito bem recebidos pelo mercado de trabalho em virtude da instituição, e em comparação com profissionais de outras instituições, este percentual sobe para 71%. Quanto ao mercado, 60% dos egressos atuam em sua área de formação, 23% continuam os estudos e 17% não atuam na profissão. |
en |
dc.format.extent |
86 p. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Agronomia |
en |
dc.subject |
formação acadêmica |
en |
dc.subject |
mercado de trabalho |
en |
dc.title |
A percepção dos egressos do Curso de Agronomia da UFSC formados na última década em relação à sua formação acadêmica e ao mercado de trabalho |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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