A matemática na educação infantil - 3ª edição
Show simple item record
dc.contributor.author |
Mandler, Marnei Luis |
|
dc.contributor.author |
Menestrina, Tatiana |
|
dc.contributor.author |
Alves, Joana |
|
dc.contributor.author |
Mocellin, Andressa |
|
dc.contributor.author |
Eckert, Letícia |
|
dc.contributor.author |
Leonardo, Pamela |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-29T20:39:53Z |
|
dc.date.available |
2014-05-29T20:39:53Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116940 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho é fruto da terceira edição de um projeto que visaintroduzir conceitos dematemática para alunos da Educação Infantilem Joinville-SC.Nas duas primeiras edições, desenvolvidas em 2011 (piloto) e em 2012 (segunda edição), o projeto contou com a participação de apenas uma turma, de Centros de Educação Infantil (CEIs) distintos. Na presente edição, o público alvo foi ampliado, atingindo-se simultaneamente três turmas de CEIs diferentes. Atualmente o projeto conta com a participação de uma bolsista de extensão eduas acadêmicas voluntárias. Seu objetivo é proporcionar conhecimentos matemáticos para as crianças desde o início de sua formação escolar. Tambémse busca propiciar aos alunos de Licenciatura em Matemática uma aplicação prática dos conhecimentos aprendidos durante o curso, referentes aos aspectos específicos e didático-pedagógicos da matemática. Quanto às questões metodológicas, com base no Referencial Nacional Curricular (RCN), destacamos o uso de jogos, atividades lúdicas eExperiências de Piaget.Pretende-se que as criançaspensem e discutam sobre as relações numéricas utilizando as convenções da própria cultura, desenvolvendo habilidades matemáticas que as capacitem a enfrentar as demandas práticas do dia-a-dia. O trabalho envolvendo espaço e forma ocorre através da perspectiva do esquema corporal e da percepção, além das noções geométricas propriamente ditas. Quanto às grandezas e medidas, propiciam-se atividades em que as crianças estabeleçam relações entre objetos, comparando-os de acordo com um padrão (não convencional nesse momento da escolaridade). Ainda, atividades de classificar, ordenar, seriar e corresponder, embora não se refiram especificamente a nenhum conteúdo da Matemática, servem como organizadores do raciocínio lógico. Essas atividades visam desenvolver as operações intelectuais que permitem à criança estabelecer relações entre os elementos da realidade. Os resultados obtidos são parciais, pois o projeto findará em dezembro de 2013. |
en |
dc.subject |
Matemática |
en |
dc.subject |
Educação Infantil |
en |
dc.subject |
Jogos |
en |
dc.title |
A matemática na educação infantil - 3ª edição |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar