“Visitando”: relatos das experiências de proximidade estabelecidas com instituições de ensino de Pelotas e região
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pereira, Fabíola |
|
dc.contributor.author |
Custódio, Taiane |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Angelita |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-29T20:03:31Z |
|
dc.date.available |
2014-05-29T20:03:31Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116936 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.description.abstract |
O título desta proposta – “Visitando” - serve de nome ao projeto de extensão que se deseja apresentar. Tal proposta, desenvolvida com apoio financeiro da pró-reitoria de extensão do IFSul desde 2011, se debruça sobre a dinâmica de aproximação entre o Campus Pelotas-Visconde da Graça, com instituições de ensino da cidade de Pelotas, bem como de municípios vizinhos, no sentido de divulgar os cursos disponíveis. O projeto tem seu início a partir da observação da recepção realizada pelos discentes do Campus ainda no ano de 2010, quando iniciativas mais estruturadas para a recepção dos estudantes de outras instituições foram aprimoradas. No entanto, a partir da formalização do projeto, e com o desenvolvimento de dinâmicas para a acolhida das instituições que procuravam o Campus e seus cursos para conhecê-los, as demandas foram incrementadas, e o projeto consolidou-se, sobretudo a partir do fortalecimento de parcerias internas que permitiram sua continuidade. Assim, a proposta de apenas acolher as escolas, foi ampliada e passou a oferecer junto às instituições da rede de ensino formal e não formal, a possibilidade de visitas nas escolas, e não apenas no Campus. Foi neste sentido, que a equipe passou a contar mais fortemente com a colaboração de parceiros internos, que viam nesta apresentação uma forma de ampliar o acesso e a inclusão de estudantes em seus contextos de origem. Deste modo, a partir do desenvolvimento de trabalho articulado, estruturaram-se formas estratégicas de aproximação junto à comunidade externa, que se percebe, tem se apresentado como estratégia para aproximação com a comunidade a partir do conhecimento e acesso à educação. |
en |
dc.subject |
extensão |
en |
dc.subject |
comunicação |
en |
dc.subject |
divulgação |
en |
dc.subject |
escolas |
en |
dc.title |
“Visitando”: relatos das experiências de proximidade estabelecidas com instituições de ensino de Pelotas e região |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar