Projeto “Eu odeio química!” ano II: relatos de ações na escola Nossa Senhora de Lurdes
Show simple item record
dc.contributor.author |
Bartz, Edson |
|
dc.contributor.author |
Silva, Therezinha |
|
dc.contributor.author |
Satos, Gabriele |
|
dc.contributor.author |
Ávila, Liziane |
|
dc.contributor.author |
Baldez, Daiane |
|
dc.contributor.author |
Tavares, Viviane |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-29T19:49:54Z |
|
dc.date.available |
2014-05-29T19:49:54Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116933 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.description.abstract |
No presente projeto acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Biologia e Química procuram meios de conhecer o contexto escolar, como são compreendidos, por parte dos alunos, os conteúdos pertinentes à disciplina de Química. Nas investigações preliminares, realizada através de questionários semiestruturados, foi possível perceber que a disciplina, nos moldes como se apresenta, causa bastante estranheza, tem difícil assimilação e compreensão por parte dos educandos. Em seu primeiro ano de execução o projeto de extensão “Eu odeio Química! Por que a disciplina sofre este estigma?” realizou entrevistas e propôs uma dinâmica estruturada em seminários e aulas práticas. Ao final do primeiro ano de atividades os questionários foram reaplicados, demonstrando grande aceitação à presença dos acadêmicos e bem menor rejeição a disciplina. Apoiado pela Pro reitoria de Extensão do IFSul o projeto foi renovado por mais 12 meses, passou de 2 para 8 acadêmicos envolvidos e de 1 para 4 escolas contempladas. Atualmente foi concluída a fase de aplicação dos questionários e a medida de ação desenvolvida baseou-se na criação de uma gincana de ciências. Nela são realizadas atividades de Química, Física e Biologia. Até o presente momento, a atividade foi desenvolvida em apenas uma escola, porém, estabeleceu-se um cronograma que atenderá as demais nos próximos 2 meses. Portanto atualmente o projeto conta apenas com estas informações e tem apenas resultados preliminares, porém, consideramos de grande importância a troca de experiências com outros extensionistas. |
en |
dc.subject |
ensino de Química |
en |
dc.subject |
Gincana Pedagógica |
en |
dc.subject |
contexto escolar |
en |
dc.subject |
atividades experimentais |
en |
dc.title |
Projeto “Eu odeio química!” ano II: relatos de ações na escola Nossa Senhora de Lurdes |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar