Determinação de parâmetros de compressibilidade e de resistência não drenada de argila mole - estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Maccarini, Marciano |
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dc.contributor.author |
Massocco, Narayana Saniele |
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dc.date.accessioned |
2014-02-10T18:07:29Z |
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dc.date.available |
2014-02-10T18:07:29Z |
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dc.date.issued |
2013-11-29 |
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dc.date.submitted |
2013-11-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115428 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho refere-se a um estudo de solos moles para implantação de uma rodovia na região de Tubarão-SC. Por ser um solo com características de resistência baixa ele está sujeito a recalques e por isso, um estudo diferenciado está sendo realizado com algumas técnicas aplicadas para sua melhoria. O objetivo da pesquisa foi calcular os parâmetros de resistência do solo mole, ou seja, resistência não drenada e fator de cone, bem como identificar os recalques ao longo do tempo oriundos das cargas aplicadas. Na sequência, é realizada a análise do fator de segurança do trecho que apresentou menor resistência e definidos métodos de melhoria deste fator para a segurança e vida útil da obra. Os resultados mostram que a resistência não drenada média apresentou menor valor no ponto CPTu 2, (8 kPa). Foi encontrado um fator de cone de projeto de 16, sendo que houve uma variação entre a média ponderada deste fator entre 12 e 24. Os valores adotados está a favor da segurança, pois indica menor resistência do solo. Com a identificação do Fs e verificação de rompimento do aterro, foram indicadas as técnicas aplicadas (Bermas de equilíbrio e geogrelhas) para o aumento deste fator (Fs=1.3). Por fim, os recalques encontrados para a divisão da rodovia em 4 trechos variaram entre 1.18 e 0.29 metros, respectivamente com tempo para 90% de recalque de 30.9 e 3 anos. Então foram calculados geodrenos para a aceleração dos recalques e a segura construção do trecho da obra, em análise. |
en |
dc.format.extent |
114 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Resistência não drenada |
en |
dc.subject |
Fator de cone |
en |
dc.subject |
Fator de segurança |
en |
dc.subject |
Recalque |
en |
dc.subject |
Argila mole |
en |
dc.title |
Determinação de parâmetros de compressibilidade e de resistência não drenada de argila mole - estudo de caso |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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