A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: REFLEXÕES ACERCA DE MODELOS DE GESTÃO E TIPOS DE RACIONALIDADES PREDOMINANTES
Show simple item record
dc.contributor.author |
Perardt, Susany |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-18T18:58:50Z |
|
dc.date.available |
2013-12-18T18:58:50Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114906 |
|
dc.description.abstract |
A partir da década de 90, as políticas públicas educacionais do Brasil passaram a ser norteadas pelas políticas neoliberais, as quais influenciaram a universidade pública federal e proporcionaram a mercadorização da educação superior. A universidade pública parece então atuar determinada pelo mercado visando atingir objetivos particulares, perdendo sua essência de instituição social e caracterizando-se como uma organização orientada pela racionalidade instrumental, na qual o modelo de gestão que prevalece é a gestão estratégica. Neste artigo, busca-se apresentar e discutir este modo de gestão predominante na universidade pública, contrapondo uma reflexão sobre a possibilidade de adoção de outro modelo, o da gestão social, orientado pela racionalidade comunicativa, uma vez que estes são traços característicos numa instituição social, o que de fato uma universidade pública deveria ser. Trata-se, portanto, de um ensaio teórico baseado numa pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. É de suma importância que a gestão universitária seja entendida como uma gestão social para consolidação de uma cultura política efetivamente cidadã e democrática dentro da universidade pública federal. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: REFLEXÕES ACERCA DE MODELOS DE GESTÃO E TIPOS DE RACIONALIDADES PREDOMINANTES |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar