PPCMEES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
Show simple item record
dc.contributor.author |
Machado, Eliseu Vieira |
|
dc.contributor.author |
Correa, Angela Cristina |
|
dc.contributor.author |
Marques, Ieso Costa |
|
dc.contributor.author |
Kvitko, Larissa |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Clara Amélia de |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-18T18:48:51Z |
|
dc.date.available |
2013-12-18T18:48:51Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114898 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a elaboração de projetos político-pedagógicos em cursos de administração. A metodologia proposta se fundamenta na Teoria dos Stakeholders, para auxiliar na construção do perfil do aluno. Propõe-se o alinhamento do PPCMEES ao sistema de gestão integrada para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), denominado Mapa estratégico da Educação Superior (MEES). O método utilizado no desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica, experimental e documental. O objeto de análise deste estudo foi o curso de Administração de uma IES privada do interior de Goiás. Os resultados do estudo permitiram verificar que o processo de construção do PPC é desafiador e complexo, pois o Projeto Pedagógico não é um elemento isolado do processo de gestão do ensino superior, mas sim, o resultado de políticas pedagógicas e de desenvolvimento institucionais previamente definidos. Uma relevante constatação do estudo é que o PPCMEES pode ser utilizado como uma ferramenta metodológica eficaz na construção de Projetos Pedagógicos em Cursos de Administração. A definição precisa das unidades de análise, o domínio a ser avaliado, a compreensão do campo organizacional e suas camadas, possibilitam maior amplitude na pesquisa, levantamento e definição de habilidades e competências necessárias à formação do egresso, deixando de atender a um único stakeholder, mas todos os agentes que integram a rede de stakeholders no processo de construção coletiva do PPC. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
PPCMEES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar