VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS
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dc.contributor.author |
Bello, Luciane |
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dc.date.accessioned |
2013-12-13T20:14:00Z |
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dc.date.available |
2013-12-13T20:14:00Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114801 |
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dc.description.abstract |
Este artigo pretende refletir sobre a reserva de vagas para negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir de pesquisa realizada com estudantes cotistas autodeclarados negros com bom desempenho acadêmico. Apresentamos as desigualdades raciais presentes em nossa sociedade, refletidas na dificuldade de acesso à educação e consequentemente na pequena ocupação de cargos e funções de destaque por um negro. O sistema de cotas para ingresso no ensino superior é uma medida provisória e tenta democratizar este acesso, rompendo com a realidade de exclusão, oferecendo oportunidade a estudantes oriundos de camadas populares, negros e indígenas. É dado destaque neste trabalho ao papel da família, especialmente da mulher negra enquanto motivadora de habilidades e capacidades dos filhos em relação à educação, à postura diante da vida e desencadeando o processo de resiliência identificado nas trajetórias escutadas. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS |
en |
dc.type |
Article |
en |
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