AS POLÍTICAS DE ASSISTENCIAL ESTUDANTIL: EXPERIÊNCIAS COMPARADAS EM UNIVERSIDADE PÚBLICAS BRASILEIRAS
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dc.contributor.author |
Assis, Anna Carolina Lili de |
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dc.contributor.author |
Sanabio, Marcos Tanure |
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dc.contributor.author |
Magaldi, Carolina Alves |
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dc.contributor.author |
Machado, Carla Silva |
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dc.date.accessioned |
2013-12-13T20:02:55Z |
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dc.date.available |
2013-12-13T20:02:55Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114794 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo apresenta uma discussão comparada entre as políticas de Assistência Estudantil em 11 Universidades Públicas, estaduais e federais, a partir da trajetória do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), das intervenções e participação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), na qual, as abordagens das políticas são pautadas no regate da cidadania e do direito social, e não apenas no caráter assistencialista. No estudo, adotam-se metodologias qualitativas e estudo de caso como mecanismos da interpretação do fenômeno pesquisado. Observa-se que as Universidades pesquisas procuram implantar políticas de Assistência Estudantil em uma visão ampla de atendimento das necessidades dos seus alunos adotando um elenco de tipologias de bolsas como: moradia, alimentação, saúde, lazer, cultura, educação, entre outros, e de forma integrada. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
AS POLÍTICAS DE ASSISTENCIAL ESTUDANTIL: EXPERIÊNCIAS COMPARADAS EM UNIVERSIDADE PÚBLICAS BRASILEIRAS |
en |
dc.type |
Article |
en |
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