PARA ONDE VAI O ENSINO UNIVERSITÁRIO FEDERAL BRASILEIRO? PISTAS E SUBJETIVAÇÕES A PARTIR DA LEI 12.772/2012
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dc.contributor.author |
Valentim, Igor Vinicius Lima |
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dc.contributor.author |
Evangelista, Simone Torres |
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dc.date.accessioned |
2013-12-12T21:19:48Z |
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dc.date.available |
2013-12-12T21:19:48Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114729 |
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dc.description.abstract |
O ano de 2012 testemunhou uma das mais longas greves do ensino universitário federal brasileiro, a qual culminou com a promulgação da Lei 12772/2012, seguida pela Medida Provisória 614/2013 e pelo Projeto de Lei de Conversão 18/2013. Essas legislações dispõem sobre uma nova estruturação das carreiras e cargos do magistério federal brasileiro, contemplando tanto o magistério superior quanto o básico, técnico e tecnológico. Este artigo se apoia na análise documental e foca nas mudanças ocorridas na carreira dos professores federais universitários, com o objetivo de analisar as novidades trazidas pelas novas legislações, bem como seus possíveis impactos na construção de subjetividades. A partir do entendimento dessas novas leis como políticas de subjetivação construtoras de modos de ser, pensar, trabalhar, sentir, ver e agir, o texto questiona a respeito do aprofundamento da privatização da universidade pública, da progressiva intensificação e precarização do trabalho docente e do estímulo cada vez maior a valores como a competição, o individualismo, e a responsabilização dos professores. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
PARA ONDE VAI O ENSINO UNIVERSITÁRIO FEDERAL BRASILEIRO? PISTAS E SUBJETIVAÇÕES A PARTIR DA LEI 12.772/2012 |
en |
dc.type |
Article |
en |
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