A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL
Show simple item record
dc.contributor.author |
Zago, Marcia de Freitas |
|
dc.contributor.author |
Rezende, Luiz Alberto |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Tania Mara Souza |
|
dc.contributor.author |
Gentil, Ana Maria Fonseca |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-12T17:26:40Z |
|
dc.date.available |
2013-12-12T17:26:40Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114687 |
|
dc.description.abstract |
O Ministério da Educação (MEC) possui vários sistemas de informação que coletam dados das instituições de ensino e geram indicadores acadêmicos, imprescindíveis para a elaboração de políticas públicas e para a gestão das Instituições de Ensino. Para acompanhar a geração destes indicadores, foi criada pelo MEC a figura de Pesquisador Institucional através da Portaria 46/2005, cuja denominação foi alterada pela Portaria 40/2007, para Procurador Educacional Institucional (PI), interlocutor entre a instituição e o MEC e responsável pela prestação de informações institucionais em vários sistemas de informação, com regularidade e fidedignidade, bem como pelo acompanhamento dos processos de regulação da instituição. Este estudo pretende analisar as atribuições do PI na esfera dos Institutos Federais, inicialmente a partir do conhecimento da fundamentação legal que ampara esta função e da identificação das demandas sob sua responsabilidade. A seguir, almeja apresentar uma pesquisa com os PI dos Institutos Federais e com sua comunidade escolar, gerando uma percepção sobre seu papel no âmbito institucional e assinalando como os gestores institucionais utilizando os indicadores acadêmicos gerados pelos sistemas de informação do MEC no seu processo de tomada de decisão. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar