As Manifestações dos cidadãos à ouvidoria da saúde do estado de Santa Catarina quanto ao acesso, oferta e recursos humanos no Sistema Único de Saúde - SUS

DSpace Repository

A- A A+

As Manifestações dos cidadãos à ouvidoria da saúde do estado de Santa Catarina quanto ao acesso, oferta e recursos humanos no Sistema Único de Saúde - SUS

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author Silva, Andréa Cardozo da en
dc.date.accessioned 2013-12-12T01:44:23Z
dc.date.available 2013-12-12T01:44:23Z
dc.date.issued 2003 en
dc.identifier.other 295853 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114441
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está organizado em três capítulos. 0 primeiro visou esclarecer o conceito, princípios, atribuições, financiamento, legislação infraconstitucional e os mecanismos de controle social do Sistema Onico de Saúde (SUS). 0 segundo evidenciou a história, conceito e dinâmica de funcionamento da Ouvidoria da Saúde de SC. E o terceiro visou analisar as informações coletadas junto à Ouvidoria da saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar - através das manifestações à Ouvidoria, no período de 11/05/1999 a 11/05/2001 - o que os cidadãos catarinenses tem a dizer sobre o SUS. Das 5.432 manifestações registradas pelo serviço, no referido período, consideramos como universo de nossa pesquisa as 2.453 manifestações, nas quais se incluem as reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Não procuramos analisar as informações solicitadas ao serviço. Devido ao tamanho do universo, optamos por coletar as informações por meio de uma amostra aleatória, que totalizou 480 manifestações. Através da análise da amostra, percebemos que os cidadãos enfatizaram questões relacionadas ao acesso, oferta e recursos humanos no SUS. A maioria das manifestações, destacaram: o mau atendimento dos profissionais; a demora na marcação dos procedimentos; o não atendimento; a irregularidade no acesso; a oferta reduzida de profissionais; a falta de medicamentos, materiais para consumo, transporte entre outros; e o atendimento demorado. Observamos, através dessa pesquisa, que os cidadãos, em sua maioria, estão insatisfeitos com a política pública de saúde em SC. Portanto, identificamos através das manifestações muitas insatisfações, mas também percebemos, através dos elogios, que muitos cidadãos sentem-se satisfeitos com os serviços e ações recebidos no sistema público de saúde. Sendo assim, verificamos que a implantação do SUS trouxe grandes beneficios a população, mas ainda, muitos dos princípios e objetivos constitucionais precisam ser colocados em prática. Percebemos também que a Ouvidoria, se bem utilizada, pode contribuir como mecanismo de controle das políticas públicas. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Sistema Único de Saúde en
dc.title As Manifestações dos cidadãos à ouvidoria da saúde do estado de Santa Catarina quanto ao acesso, oferta e recursos humanos no Sistema Único de Saúde - SUS en
dc.type TCC (graduação) en
dc.contributor.advisor-co Nogueira, Vera Maria Ribeiro en


Files in this item

Files Size Format View
295853.pdf 12.97Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar