Serviço social na empresa a responsabilidade social empresarial como um tema emergente

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Serviço social na empresa a responsabilidade social empresarial como um tema emergente

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Menegasso, Maria Ester en
dc.contributor.author Rosário, Juliana Telles do en
dc.date.accessioned 2013-12-12T01:41:17Z
dc.date.available 2013-12-12T01:41:17Z
dc.date.issued 2003 en
dc.identifier.other 288751 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114424
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso - TCC, aborda o Serviço Social na empresa e situa a Responsabilidade Social Empresarial como um tema emergente que pode constituir-se como uni novo espaço de inserção para o assistente social de empresa. O Serviço Social de empresa desde sua origem tem como seus usuários os empregados, o que mudou no decorrer dos anos, de acordo com influências do contexto histórico, foi o tipo de abordagem. Na primeira fase, que vai até os anos 70. o Serviço Social de empresa com influência funcionalista, trabalhou na lógica de adaptação assumindo uma visão a-critica que não percebia a diferença estrutural existente entre patrões e empregados. Nos anos 80, após o Movimento de Reconceituação, o Serviço Social de empresa evoluiu para uma visão critica sob influência do marxismo, voltando-se para a elaboração de propostas de intervenção com objetivo de transformação da sociedade capitalista para socialista que na prática não conseguiram ser operacionalizadas. Tendo em vista a inviabilidade de tais propostas na contemporaneidade, caminha-se para novas reflexões e ações: a visão critica permanece, mas a ação retorna para a lógica dos anos 70 de forma atualizada através de mecanismos mais sutis e menos coercitivos, busca-se a cooperação dos trabalhadores em prol do aumento da acumulação capitalista, a implantação do processo de reestruturação produtiva, impõe a necessidade de construção de uma nova cultura de trabalho, uma nova postura do funcionário perante o trabalho e a empresa, a necessidade de conseguir o envolvimento do trabalhador com as metas da empresa e o consentimento na sua exploração. Assim a partir dos anos 90, em decorrência da reestruturação produtiva e das mudanças organizacionais, a Responsabilidade Social Empresarial torna-se uma nova tendência empresarial e significa que as atividades realizadas pelas empresas devem estar compromissadas com toda a cadeia produtiva; nesta visão deixa-se de acreditar que a atuação das empresas é somente produzir e obter lucros e soma-se a estes objetivos os valores que orientam a empresa, a ética nos negócios, a transparência e ações voltadas para empregados, comunidade, meio ambiente, fornecedores , consumidores/clientes, governo e sociedade. Portanto, este estudo procura demonstrar que há novas requisições por parte dos empregadores onde os profissionais de Serviço Social podem atuar oferecendo respostas propositivas e competentes às novas demandas que emergem na empresa, principalmente no que diz respeito aos programas de qualidade de vida para o público interno e aos aspectos referentes às ações e projetos sociais para a comunidade que podem e devem ser assumidos por assistentes sociais que são profissionais com formação especifica para propor, elaborar, planejar, acompanhar, monitorar e avaliar projetos sociais. en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Responsabilidade social da empresa en
dc.subject.classification Empresas en
dc.title Serviço social na empresa a responsabilidade social empresarial como um tema emergente en
dc.type TCC (graduação) en


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