Trabalho infantil e a escola: uma combinação inviável
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Santos, Rúbia dos |
en |
dc.contributor.author |
Rotini, Maria Salete |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-12T01:36:16Z |
|
dc.date.available |
2013-12-12T01:36:16Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
en |
dc.identifier.other |
288480 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114397 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo abordar o tema "trabalho infantil", fenômeno que ocorre no mundo inteiro. No Brasil, o trabalho precoce tem como uma das principais causas, a baixa renda familiar, apresentando conseqüências profundas na vida de crianças e adolescentes. Durante décadas houve tentativas e movimentos sociais que mobilizaram a sociedade em favor dos pequenos trabalhadores. A Lei 8.069/90 -Estatuto da Criança e do Adolescente - trouxe avanços no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes trabalhadores, ficando proibiu qualquer trabalho a menores de dezesseis anos. Com apoio de organizações internacionais, o Brasil cria em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que tem por objetivo erradicar o trabalho infantil. 0 presente estudo, além de apresentar todo um resgate histórico, fundamentado em teorias, focaliza o Programa de erradicação do Trabalho Infantil no município de São José, que se encontra centrado no trabalho com as famílias e não somente com as crianças e os adolescentes. Verificou-se que o trabalho do Assistente Social é extremamente necessário, porque ele atua sobre as questões que dizem respeito à sobrevivência social e material dos usuários do programa. Enfatizou-se principalmente a escola, por ser o trabalho infantil o maior responsável pela evasão escolar. Posteriormente verificou-se através de pesquisa qualitativa, qual é a visão dos adolescentes inseridos no PETI, sobre: o trabalho infantil e a escola. Esta pesquisa tornou possível saber dos próprios adolescentes o que significa para eles o trabalho infantil, a importância de estudar, de participar da jornada ampliada e o que esperam do futuro, entre outros. Neste sentido, foi importante a contribuição dos adolescentes, porque são eles os protagonistas desta história |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Trabalho infantil |
en |
dc.subject.classification |
Estatuto da Criança e do Adolescente |
en |
dc.title |
Trabalho infantil e a escola: uma combinação inviável |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar