Trabalho infantil e a escola: uma combinação inviável

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Trabalho infantil e a escola: uma combinação inviável

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Santos, Rúbia dos en
dc.contributor.author Rotini, Maria Salete en
dc.date.accessioned 2013-12-12T01:36:16Z
dc.date.available 2013-12-12T01:36:16Z
dc.date.issued 2003 en
dc.identifier.other 288480 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114397
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social en
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo abordar o tema "trabalho infantil", fenômeno que ocorre no mundo inteiro. No Brasil, o trabalho precoce tem como uma das principais causas, a baixa renda familiar, apresentando conseqüências profundas na vida de crianças e adolescentes. Durante décadas houve tentativas e movimentos sociais que mobilizaram a sociedade em favor dos pequenos trabalhadores. A Lei 8.069/90 -Estatuto da Criança e do Adolescente - trouxe avanços no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes trabalhadores, ficando proibiu qualquer trabalho a menores de dezesseis anos. Com apoio de organizações internacionais, o Brasil cria em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que tem por objetivo erradicar o trabalho infantil. 0 presente estudo, além de apresentar todo um resgate histórico, fundamentado em teorias, focaliza o Programa de erradicação do Trabalho Infantil no município de São José, que se encontra centrado no trabalho com as famílias e não somente com as crianças e os adolescentes. Verificou-se que o trabalho do Assistente Social é extremamente necessário, porque ele atua sobre as questões que dizem respeito à sobrevivência social e material dos usuários do programa. Enfatizou-se principalmente a escola, por ser o trabalho infantil o maior responsável pela evasão escolar. Posteriormente verificou-se através de pesquisa qualitativa, qual é a visão dos adolescentes inseridos no PETI, sobre: o trabalho infantil e a escola. Esta pesquisa tornou possível saber dos próprios adolescentes o que significa para eles o trabalho infantil, a importância de estudar, de participar da jornada ampliada e o que esperam do futuro, entre outros. Neste sentido, foi importante a contribuição dos adolescentes, porque são eles os protagonistas desta história en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Trabalho infantil en
dc.subject.classification Estatuto da Criança e do Adolescente en
dc.title Trabalho infantil e a escola: uma combinação inviável en
dc.type TCC (graduação) en


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