A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇAO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE
Show simple item record
dc.contributor.author |
Serafini, Alessandra Menezes dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Priscila Aleixo da |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Priscila Trogo |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-11T18:23:51Z |
|
dc.date.available |
2013-12-11T18:23:51Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113143 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo pauta-se, inicialmente, na análise do processo histórico-social de democratização do ensino à distância no Brasil, superando as fronteiras nacionais, através do convênio estabelecido entre universidades moçambicanas e brasileiras, na oferta de cursos superiores a distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil. Entendemos que uma política de democratização com qualidade, envolve elementos intrínsecos no campo da gestão e do pedagógico para que seja efetiva, principalmente, ao se tratar de Educação a Distância (EaD) imersa no universo das Tecnologias de Informação e Comunicação. Considerando a autonomia do estudante como um desses elementos, analisamos a sua concepção sob a óptica epistemológica e filosófica e como vem se configurando na formação do aluno de EaD, confrontando-a com o sentido de autoestudo, termo tão recorrente nas propostas político pedagógicas de cursos superiores dessa modalidade. Consideramos, portanto, que a autonomia é um processo em construção, que não depende somente do indivíduo, mas também de elementos e ações pedagógicas que o levem a se tornar um sujeito autônomo. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇAO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar