OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA
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dc.contributor.author |
Laus, Sonia Pereira |
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dc.contributor.author |
Magro, Dalva |
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dc.date.accessioned |
2013-12-11T18:15:02Z |
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dc.date.available |
2013-12-11T18:15:02Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113139 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo pretende oferecer um quadro compreensivo do recente fenômeno do sistema de classificação de universidades iniciado na China e que invade e mobiliza os círculos acadêmicos internacionais na primeira década do século XXI. Nos últimos anos, as universidades têm buscado se adequar às demandas do mundo contemporâneo e àquelas dos agentes financiadores nacionais e internacionais, buscando se internacionalizar na busca do cobiçado título do que se convencionou chamar de “universidades de padrão mundial”, mas também tentando não perder seu compromisso com a pertinência, qualidade e compromisso social. Essas questões estão presentes nos diversos rankings acadêmicos e permeiam as ações dos organismos que os promovem em busca de critérios para sua elaboração de forma a refletir um real panorama do sistema acadêmico internacional que sirva de parâmetro aos usuários e agentes da educação superior. O estudo apresenta os principais rankings acadêmicos internacionais, seus elementos de avaliação e ressalta a posição das Universidades brasileiras nos mesmos. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA |
en |
dc.type |
Article |
en |
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