OS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO PROGRAMA PEC-PG E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Show simple item record
dc.contributor.author |
Feijó, Rosemeri Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-11T17:56:09Z |
|
dc.date.available |
2013-12-11T17:56:09Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113134 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa analisa o programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) no contexto do processo de internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil. Através de um estudo de caso enfocando a trajetória dos discentes que realizaram formação acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS com bolsa PEC-PG., aborda as potencialidades e as dificuldades encontradas nos seus percursos acadêmicos e pessoais no Brasil. Os dados coletados indicam que os estudantes vêm em busca de formação em um programa de excelência que lhes possibilite ascender acadêmica e profissionalmente. Observa-se que os estudantes latino-americanos possuem forte motivação de fixar residência e trabalhar no Brasil após a conclusão do curso, o que muitas vezes ocorre, seja via constituição de vínculo de trabalho em instituições de ensino e/ou vínculo matrimonial com brasileiros. Para os estudantes africanos, a busca por um ensino de qualidade faz parte de um projeto de vida motivado pelo desejo de retornar para promover o desenvolvimento de seu país. Concluímos que ao longo do intercâmbio os alunos estabelecem vínculos pessoais e acadêmicos importantes, promovendo parcerias entre instituições brasileiras e estrangeiras, tornando-se assim, agentes no processo de internacionalização. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
OS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO PROGRAMA PEC-PG E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar