A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pinho, Ana Paula Moreno |
|
dc.contributor.author |
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt |
|
dc.contributor.author |
Dourado, Laís Carvalho |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-10T20:12:33Z |
|
dc.date.available |
2013-12-10T20:12:33Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099 |
|
dc.description.abstract |
A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem e influenciam em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, para a vida universitária. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de quatro categorias para o primeiro bloco – Infra-estrutura, Informação sobre a Universidade e o curso, Fatores Externo à Universidade e Aspectos Organizacionais– e duas categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais e Organização do estudo. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar