A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

DSpace Repository

A- A A+

A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Show simple item record

dc.contributor.author Pinho, Ana Paula Moreno
dc.contributor.author Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
dc.contributor.author Dourado, Laís Carvalho
dc.contributor.author Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales
dc.date.accessioned 2013-12-10T20:12:33Z
dc.date.available 2013-12-10T20:12:33Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099
dc.description.abstract A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem e influenciam em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, para a vida universitária. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de quatro categorias para o primeiro bloco – Infra-estrutura, Informação sobre a Universidade e o curso, Fatores Externo à Universidade e Aspectos Organizacionais– e duas categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais e Organização do estudo. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica. en
dc.language.iso por en
dc.title A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS en
dc.type Article en


Files in this item

Files Size Format View
2013179 - A transição do ensino médio para.pdf 442.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar