Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica

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Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Brei, Vinícius Andrade en
dc.contributor.author Neves, Gabriela de Souza en
dc.date.accessioned 2013-12-06T00:34:38Z
dc.date.available 2013-12-06T00:34:38Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 319138 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107600
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract A influência social demonstra desempenhar um importante papel no processo de consumo. A maioria das pesquisas nessa área tem focado sobre a influência social no processo de tomada de decisão do consumidor, em um período pré-consumo, ou mesmo durante. No entanto, situações sob influência de interação social não se limitam ao período que antecede o consumo. Muitas experiências de consumo podem ser compartilhadas com amigos, como a compra de roupas em um shopping ou um jantar em um restaurante. Isso nos leva a uma questão: a interação com amigos em uma situação de consumo é capaz de influenciar o nível de satisfação que sentimos com um produto ou com determinada experiência após o consumo? Ou seja, nesse caso, estamos tratando do fenômeno da adaptação hedônica do consumidor. A adaptação hedônica trata-se da ?atenuação das reações afetivas decorrentes da propriedade e do uso contínuo de determinado produto? (WANG; NOVEMSKY & DHAR, 2009, p.149, tradução nossa). Portanto, o objetivo com esse pesquisa é compreender melhor qual é o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação hedônica e na adaptação hedônica real subsequente.Para atingir o objetivo principal foram realizados quatro experimentos. O primeiro experimento confirmou a hipótese de que a previsão da adaptação é maior nas situações de consumo que envolvem a sociabilização quando comparadas àquelas sem interação social (Mcom social = 6, 90 vs. Msem social = 6, 24; p = 0,025) e (Mcom social = 6,63 vs. Msem social = 5,86; p = 0,017). No segundo experimento não foi confirmada a hipótese de que se a interação social fosse exposta de modo aparente ao consumidor, a previsão da adaptação seria ainda mais alongada nas situações que envolvessem a sociabilização. Contudo, com esse experimento foi possível reafirmar a hipótese 1. No terceiro experimento foi medida a adaptação real dos participantes e a hipótese de que a adaptação hedônica é maior nas situações de consumo envolvendo sociabilização também pode ser confirmada (padap1 = 0,000; padap2 = 0,000; padap3 = 0,001). Com o quarto e último experimento foi possível fazer uma análise de como se dá a interação entre a previsão e a adaptação hedônica, considerando a influência da sociabilização. Foi observado que na situação sem sociabilização, a adaptação hedônica real é muito aquém da previsão (padap1 = 0,001; padap3 = 0,005; padap5 = 0,020). Ou seja, seria uma situação em que o consumidor acredita que ficaria satisfeito com determinado bem de consumo por muito mais tempo do que realmente aconteceria na realidade.A maior parte dos resultados apresentou-se conforme o esperado e, apesar de limitações como a dificuldade de generalização dos resultados, espera-se poder contribuir com os estudos na área de comportamento do consumidor, uma vez que essa pesquisa pode ter revelado uma nova contribuição para a redução do fenômeno da adaptação hedônica: a presença e a interação com amigos no momento do consumo. Por fim, são sugeridos temas para pesquisas futuras, como interações da adaptação com outros tipos de produtos e estudos do tipo longitudinal.<br> en
dc.format.extent 138 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Interação social en
dc.subject.classification Sociedade de consumo en
dc.subject.classification Marketing en
dc.subject.classification Comportamento do consumidor en
dc.subject.classification Experiências en
dc.subject.classification Adaptabilidade (Psicologia) en
dc.title Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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