O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Vieira, Mauro Luis en
dc.contributor.author Dellecave, Michelly do Rocio en
dc.date.accessioned 2013-12-06T00:07:11Z
dc.date.available 2013-12-06T00:07:11Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 318573 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107435
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract A manifestação do fenômeno bullying pode ser de diferentes formas: através de agressões físicas, verbais e/ou relacionais. Meninos e meninas se envolvem de forma diferente nesse fenômeno, bem como crianças e adolescentes praticam o bullying de forma diferenciada. Este estudo propõe investigar as diferenças nas percepções de alunos sobre o bullying, identificando semelhanças e diferenças entre as percepções de meninos e meninas e de alunos do sexto ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio sobre o bullying. A pesquisa foi realizada com 100 alunos de escolas públicas de um município de médio porte situado na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Foi utilizado o instrumento SCAN-Bullying 2005, versão 2012, que consiste em uma narrativa gráfica que aborda a representação dos alunos sobre o bullying. Os dados quantitativos foram analisados através de estatísticas descritivas (frequência) e de associação (qui-quadrado de Pearson), e os dados qualitativos foram analisados através de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que existem diferenças de percepção entre os gêneros e entre os diferentes anos escolares, no entanto, existem mais semelhanças do que diferenças. Os resultados apontaram ainda que as diferenças de idade interferem mais do que o gênero na forma de perceber o bullying <br> en
dc.format.extent 115 p.| ils., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Psicologia en
dc.subject.classification Assédio moral en
dc.subject.classification Ensino medio en
dc.subject.classification Ensino fundamental en
dc.subject.classification Idade en
dc.title O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
318573.pdf 1.895Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar