Inversor cinco níveis em corrente para o acionamento de motores elétricos

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Inversor cinco níveis em corrente para o acionamento de motores elétricos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Perin, Arnaldo José en
dc.contributor.author Dupczak, Bruno Scortegagna en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:57:58Z
dc.date.available 2013-12-05T23:57:58Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 319061 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107381
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre inversores trifásicos multiníveis em corrente, para o acionamento de motores elétricos. Visando à aplicação em sistemas elétricos de propulsão, alimentados com baterias de baixa tensão, é avaliada uma estrutura de inversor cinco níveis em corrente (5L-CSI). São discutidos métodos de modulação PWM para esta estrutura, bem como a proposição de uma técnica de modulação no espaço vetorial que otimiza aspectos como: redução de níveis de ondulação de tensão nos componentes passivos; equilíbrio na distribuição de perdas nos dispositivos semicondutores; balanço das condições de operação nos componentes magnéticos e redução do volume destes. A implementação do algoritmo de modulação e a obtenção de resultados experimentais são realizadas em um protótipo do 5L-CSI de 2,2 kW. É analisada a modelagem de um conversor eletrônico, composto por um estágio de entrada CC-CC e pelo 5L-CSI, com o intuito de efetuar o controle de um motor síncrono a imãs permanentes. Para verificar a viabilidade do uso do 5L-CSI, em um sistema de propulsão para pequenas embarcações, é apresentado um procedimento para o cálculo das perdas elétricas, visando estimar o rendimento de um sistema de acionamento de 12 kW. <br> en
dc.description.abstract Abstract : This work presents a study on three-phase multilevel current source inverters, to drive electric motors. A five-level current source inverter structure (5L-CSI) is evaluated, aiming to apply it on electric propulsion systems with low voltage batteries. PWM modulation strategies are discussed for this structure, and also, a space vector modulation (SVM) technique is proposed. The proposed SVM optimizes: voltage ripple level on passive components; semiconductor losses distribution and volume reduction of magnetic components. The modulation algorithm implementation is carried out in a 2.2 kW 5L-CSI prototype, providing experimental results. The electronic converter, composed of a dc-dc input stage and a 5L-CSI is mathematically modeled, in order to control a permanent magnet synchronous machine. To verify the 5L-CSI feasibility on small boat propulsion systems, a procedure to calculate the electrical losses is presented, providing the efficiency estimation of a 12 kW drive system. en
dc.format.extent 261 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Engenharia eletrica en
dc.subject.classification Conversores de corrente eletrica en
dc.subject.classification Inversores eletricos en
dc.subject.classification Acionamento eletrico en
dc.subject.classification Maquinas eletricas en
dc.title Inversor cinco níveis em corrente para o acionamento de motores elétricos en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Heldwein, Marcelo Lobo en


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