Estratégia de controle cooperativo baseado em consenso para um grupo multi-veículos

DSpace Repository

A- A A+

Estratégia de controle cooperativo baseado em consenso para um grupo multi-veículos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Moreno, Ubirajara Franco en
dc.contributor.author Ordoñez, Bernardo en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:53:20Z
dc.date.available 2013-12-05T23:53:20Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 319240 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107349
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2013 en
dc.description.abstract Resumo: Nesta tese é apresentada uma proposta de controle cooperativo baseada em consenso para resolver o problema de rendezvous para um grupo multi-veículos. Como caráter essencial de cooperação os veículos, estes compartilham informação acerca do conhecimento individual, o qual está sujeito a falhas na comunicação com origem diversa, desde faltas nos dispositivos de comunicação até perdas de pacote. A estratégia de controle cooperativo proposta consiste no desenvolvimento de leis de controle descentralizadas para que cada veículo determine sua trajetória de consenso até o ponto de encontro, que a priori é desconhecido para alguns integrantes da equipe. Para tal, utiliza-se uma abordagem baseada em controle preditivo, o que permite a inclusão de requisitos de resposta, bem como de restrições, de modo a manter o caráter de cooperação entre os veículos do grupo. De forma complementar à proposta, adicionam-se à formulação das trajetórias de consenso, restrições de conectividade entre veículos, restrições de ângulo de sensoriamento em relação ao ponto de encontro e à formação de cobertura sobre o ponto de referência. Trata-se ainda neste trabalho de protocolos de comunicação com intuito de melhorar a pontualidade na troca periódica de informações, melhorando a convergência da tarefa de consenso. <br> en
dc.description.abstract Abstract: In this thesis, a cooperative control strategy for teams of multiple autonomous vehicles to solve a basic coordination problem, called rendezvous problem, is presented. The vehicles share information about individual knowledge in order to cooperate. It is considered that communication failures can be occurs due to packet losses and device faults. In the cooperative proposal, a decentralized control laws are developed to drive all the vehicles to a reference position by performing trajectories with consensus. The rendezvous point is a priori unknown to some group members. The calculus of the consensus trajectories is based on receding horizon control, which allows to include response requirements and constraints for maintaining cooperation between the vehicles of the group. Additionally, it is added to the consensus trajectories formulation: connectivity constraints between vehicles, optimization of the sensing angle relative to the rendezvous point and coverage formation on the reference point. Finally, in this work, communication protocolsare studied for improving the timeliness in the information exchange, which improves the convergence of consensus task. en
dc.format.extent 99 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Engenharia de sistemas en
dc.subject.classification Automação en
dc.subject.classification Processo decisorio en
dc.subject.classification Veiculos en
dc.subject.classification Automação en
dc.subject.classification Cooperacao en
dc.subject.classification Controle en
dc.title Estratégia de controle cooperativo baseado em consenso para um grupo multi-veículos en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Cerqueira, Jés de Jesus Fiais en


Files in this item

Files Size Format View
319240.pdf 2.065Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar