A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Mendonça, Magaly |
en |
dc.contributor.author |
Mendonça, Sandra |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T23:38:23Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T23:38:23Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
319586 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. |
en |
dc.description.abstract |
O tema desta tese situa-se no campo de Geografia e Educação. Investiga a concepção do professor do Ensino Superior como formador de professores para a Educação Básica; as mediações estabelecidas pelos cursos de Licenciatura para promover uma formação voltada para as particularidades formativas do professor para a Educação Básica requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, consolidadas nas Reformas Curriculares e nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Geografia. A pesquisa envolve professores de duas instituições públicas, referência no estado: Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, e Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC ? tendo como objetivos: i) identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Político Pedagógicos, o destaque para as licenciaturas; ii) identificar as atividades individuais e coletivas para promover a formação do professor para a Educação Básica; iii) avaliar os elementos constitutivos da formação nos Projetos Políticos Pedagógicos; iv) analisar as concepções do professor do Ensino Superior sobre seu trabalho como professor formador de professores para a Educação Básica; analisar o envolvimentos dos professores universitários com a formação inicial e continuada e sua relação com aquele nível de ensino, em projetos de pesquisa e extensão. Para contextualizar faz um breve estudo sobre a história da Geografia, os contextos históricos em que ocorreram as mudanças na formação do professor deste campo de conhecimento e as recentes regulamentações legais que impulsionam as mudanças no processo formativo, através das Reformas Curriculares e Projetos Pedagógicos dos cursos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, na medida em que o andamento da pesquisa foi apontando suas melhores possibilidades. Realizou-se entrevistas a partir do convite a todos os professores dos Departamentos tendo um retorno de doze professores da UFSC (48% do total) e sete professores da UDESC (43,75% do total). Como resultado, destaca-se uma melhor compreensão sobre como os professores que formam professores para a Educação Básica refletem em suas práticas as questões relativas à Geografia na Educação Básica. <br> |
en |
dc.description.abstract |
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en |
dc.format.extent |
300 p.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Geografia |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Professores de geografia |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
en |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
en |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
en |
dc.title |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Scheibe, Leda |
en |
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