A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica

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A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Mendonça, Magaly en
dc.contributor.author Mendonça, Sandra en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:38:23Z
dc.date.available 2013-12-05T23:38:23Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 319586 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract O tema desta tese situa-se no campo de Geografia e Educação. Investiga a concepção do professor do Ensino Superior como formador de professores para a Educação Básica; as mediações estabelecidas pelos cursos de Licenciatura para promover uma formação voltada para as particularidades formativas do professor para a Educação Básica requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, consolidadas nas Reformas Curriculares e nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Geografia. A pesquisa envolve professores de duas instituições públicas, referência no estado: Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, e Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC ? tendo como objetivos: i) identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Político Pedagógicos, o destaque para as licenciaturas; ii) identificar as atividades individuais e coletivas para promover a formação do professor para a Educação Básica; iii) avaliar os elementos constitutivos da formação nos Projetos Políticos Pedagógicos; iv) analisar as concepções do professor do Ensino Superior sobre seu trabalho como professor formador de professores para a Educação Básica; analisar o envolvimentos dos professores universitários com a formação inicial e continuada e sua relação com aquele nível de ensino, em projetos de pesquisa e extensão. Para contextualizar faz um breve estudo sobre a história da Geografia, os contextos históricos em que ocorreram as mudanças na formação do professor deste campo de conhecimento e as recentes regulamentações legais que impulsionam as mudanças no processo formativo, através das Reformas Curriculares e Projetos Pedagógicos dos cursos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, na medida em que o andamento da pesquisa foi apontando suas melhores possibilidades. Realizou-se entrevistas a partir do convite a todos os professores dos Departamentos tendo um retorno de doze professores da UFSC (48% do total) e sete professores da UDESC (43,75% do total). Como resultado, destaca-se uma melhor compreensão sobre como os professores que formam professores para a Educação Básica refletem em suas práticas as questões relativas à Geografia na Educação Básica. <br> en
dc.description.abstract en
dc.format.extent 300 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Geografia en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Professores de geografia en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.subject.classification Ensino superior en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.title A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Scheibe, Leda en


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