Avaliação ergonômica de carteiras universitárias: validação de um instrumento utilizando a teoria da resposta ao item (TRI)

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Avaliação ergonômica de carteiras universitárias: validação de um instrumento utilizando a teoria da resposta ao item (TRI)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Moro, Antônio Renato Pereira en
dc.contributor.author Tirloni, Adriana Seara en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:36:13Z
dc.date.available 2013-12-05T23:36:13Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 318153 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107247
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013 en
dc.description.abstract O período escolar inicia-se na infância e estende-se até a idade adulta, no qual o estudante permanece muitas horas sentado e, muitas vezes, em um mobiliário escolar inadequado as suas características antropométricas. No ensino superior não é diferente, porém, comumente utiliza-se a carteira universitária como mobiliário, destacando que essa não dispõe de uma norma técnica específica que aborde questões dimensionais para a sua concepção, nem mesmo instrumentos que possam avaliá-la para posterior aquisição. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um instrumento de avaliação do mobiliário "carteira universitária" a partir do construto dos requisitos ergonômicos, centrado na percepção do usuário e utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Primeiramente, foi realizado um levantamento sobre mobiliário escolar, carteira universitária e ergonomia no domínio físico, visando elaborar os itens do instrumento (n=57). A carteira universitária foi avaliada por subsistemas: assento, encosto, prancheta, prolongamento da prancheta, porta-materiais e de uma forma geral. Participaram deste estudo exploratório 1633 indivíduos, distribuídos em quatro fases: estudo piloto (n=26), validade de semântica (n=430), de conteúdo (n=11) e de construto (n=1166). Foi aplicado o modelo de resposta gradual de Samejima de dois parâmetros e foram excluídos os itens com parâmetro de discriminação <0,65. Após a calibração e a definição dos itens que deveriam compor o instrumento final, foi construída a escala de medida da adequação de carteiras universitárias quanto aos requisitos ergonômicos - CARTU-Ergo. Conclui-se que o processo de validação do instrumento obteve sucesso em todas as etapas e que o grupo de itens remanescentes (n=45) apresentou consistência acima do esperado (0,95), contendo informações suficientes para avaliar a adequação de carteiras universitárias quanto aos requisitos ergonômicos em sete níveis da escala <br> en
dc.format.extent 332 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher [S. l.] en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Mobiliario en
dc.subject.classification Escolas - en
dc.subject.classification Mobiliario e equipamento en
dc.subject.classification Ergonomia en
dc.subject.classification Teoria da Resposta do Ítem en
dc.title Avaliação ergonômica de carteiras universitárias: validação de um instrumento utilizando a teoria da resposta ao item (TRI) en
dc.type Tese (Doutorado) en


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