dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Moro, Antônio Renato Pereira |
en |
dc.contributor.author |
Tirloni, Adriana Seara |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T23:36:13Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T23:36:13Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
318153 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107247 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
O período escolar inicia-se na infância e estende-se até a idade adulta, no qual o estudante permanece muitas horas sentado e, muitas vezes, em um mobiliário escolar inadequado as suas características antropométricas. No ensino superior não é diferente, porém, comumente utiliza-se a carteira universitária como mobiliário, destacando que essa não dispõe de uma norma técnica específica que aborde questões dimensionais para a sua concepção, nem mesmo instrumentos que possam avaliá-la para posterior aquisição. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um instrumento de avaliação do mobiliário "carteira universitária" a partir do construto dos requisitos ergonômicos, centrado na percepção do usuário e utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Primeiramente, foi realizado um levantamento sobre mobiliário escolar, carteira universitária e ergonomia no domínio físico, visando elaborar os itens do instrumento (n=57). A carteira universitária foi avaliada por subsistemas: assento, encosto, prancheta, prolongamento da prancheta, porta-materiais e de uma forma geral. Participaram deste estudo exploratório 1633 indivíduos, distribuídos em quatro fases: estudo piloto (n=26), validade de semântica (n=430), de conteúdo (n=11) e de construto (n=1166). Foi aplicado o modelo de resposta gradual de Samejima de dois parâmetros e foram excluídos os itens com parâmetro de discriminação <0,65. Após a calibração e a definição dos itens que deveriam compor o instrumento final, foi construída a escala de medida da adequação de carteiras universitárias quanto aos requisitos ergonômicos - CARTU-Ergo. Conclui-se que o processo de validação do instrumento obteve sucesso em todas as etapas e que o grupo de itens remanescentes (n=45) apresentou consistência acima do esperado (0,95), contendo informações suficientes para avaliar a adequação de carteiras universitárias quanto aos requisitos ergonômicos em sete níveis da escala <br> |
en |
dc.format.extent |
332 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
[S. l.] |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Mobiliario |
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dc.subject.classification |
Escolas - |
en |
dc.subject.classification |
Mobiliario e equipamento |
en |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
en |
dc.subject.classification |
Teoria da Resposta do Ítem |
en |
dc.title |
Avaliação ergonômica de carteiras universitárias: validação de um instrumento utilizando a teoria da resposta ao item (TRI) |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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