Verdade e coragem: cinismo na ficção de Rubem Fonseca
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Tânia Regina Oliveira |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Amanda Cadore da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T23:29:18Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T23:29:18Z |
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dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
321532 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107201 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, Floriaqnópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
Minha dissertação faz uma leitura de um mo(vi)mento de escrita e da produção ficcional de Rubem Fonseca, autor brasileiro, na medida em que este assume seu antagonismo diante da cena social, de forma a propor textos ficcionais focados em seu tempo, nas grandes cidades e nos sujeitos que nelas circulam. Assim, sugiro uma aproximação entre a condição de engajamento do autor, que transpõe esse compromisso a personagens e situações ficcionais que problematizam a verdade sobre sociedades e sujeitos ambíguos, e uma importante noção apresentada a nós por Michel Foucault em A coragem da verdade: a parresía cínica. Para isso seleciono, dentro da ainda ativa produção ficcional de Rubem Fonseca, três narrativas presentes na reunião de contos Feliz ano novo, publicada originalmente em 1975 e integralmente censurada no ano seguinte: o conto que dá nome à obra, Feliz ano novo; Passeio noturno (parte I); e Intestino grosso; por apresentarem personagens e situações característicos do que podemos enquadrar nas definições de parresía cínica e especialmente do cinismo moderno. Para articulação do estudo, evoco então a conceituação apresentada por Michel Foucault para a noção de parresía, importante forma de veridição que surge na antiguidade e abarca em si uma caracterização fundamental sobre a forma como se dá, nesse momento, a constituição do sujeito em relação a si e ao outro através de seus atos e de seu dizer. No entanto, é especialmente na modalidade cínica de parresía que busco escopo para este estudo, uma prática que abarca a bíos como objeto de preocupação estética. Diante da elucidação desses conceitos, aproximo a discussão a nosso tempo lembrando a proposição de Peter Sloterdijk sobre como se constitui o cínico moderno, a nova configuração do modo de existência desse sujeito diante de um tempo de diferentes e múltiplas dissimulações, de forma a buscar nos personagens e situações ficcionais delineados nos contos de Rubem Fonseca a articulação entre elementos da parresía cínica moderna e da desenvolvida na antiguidade. <br> |
en |
dc.description.abstract |
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en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Literatura |
en |
dc.subject.classification |
Ficção brasileira |
en |
dc.subject.classification |
Cinismo |
en |
dc.title |
Verdade e coragem: cinismo na ficção de Rubem Fonseca |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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