Discursos emoldurados: reflexões sobre a história do Museu de Arte de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Discursos emoldurados: reflexões sobre a história do Museu de Arte de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Brancher, Ana Lice en
dc.contributor.author Pereira, Lucésia en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:03:25Z
dc.date.available 2013-12-05T23:03:25Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 320305 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107041
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract O estudo histórico do antigo Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), atual Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), apresenta muitas questões em aberto, merecendo um olhar mais atento da historiografia, tanto sobre as mudanças em sua natureza institucional como na relação do acervo com os processos mais gerais da cultura e estética. O contato com a produção de memórias, discursos, sua política arquivística e com a potência imagética de seu acervo constituem o leque de interesses desta pesquisa. Para tal estudo fizemos uma pesquisa documental que se mostrou reveladora, permitindo, por meio dos documentos encontrados, questionar algumas referências naturalizadas nas histórias sobre o museu. A narrativa se articulou a partir do estudo de algumas obras, pois um dos objetivos era dar visibilidade para o acervo. Neste caso, a opção foi olhar para algumas coleções (às vezes esquecidas no labirinto da reserva técnica) desconsiderando as cronologias engessadas e deixando à mostra as contradições e fissuras dos próprios processos de arquivamento, já que, como lugares de memória, os museus são espaços ambíguos e contraditórios.<br> en
dc.description.abstract Abstract : The study of the history of the Museum of Modern Art in Florianópolis (MAMF), current Art Museum of Santa Catarina (MASC), presents many open questions, deserving a closer look in its historiography, both about the changes in its institutional nature, as for the collection in relation to the more general processes of culture and aesthetics. The contact with the production of memoirs, speeches, policy and archival imagery with the power of its collection are the range of interests of this research. For this study we proceeded a documentary research that proved revelatory, allowing, through the documents found, question some references given for granted in the history about the Museum. The narrative is articulated from the study of some works aiming to give visibility to the collection. In this case, the option was to look at some collections (sometimes forgotten in the maze of technical reserve) disregarding the rigidity of timelines and showing the contradictions and fissures of their own archiving processes, since, as places of memory, the museums are spaces ambiguous and contradictory. en
dc.format.extent 318 p.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification História en
dc.subject.classification Analise do discurso en
dc.subject.classification Arte moderna en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.title Discursos emoldurados: reflexões sobre a história do Museu de Arte de Santa Catarina en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
320305.pdf 4.722Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar