Os clowns de Fellini: a porção palhaça da subjetividade
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Soares, Luiz Felipe Guimarães |
en |
dc.contributor.author |
Araldi, Inês Staub |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T22:48:27Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T22:48:27Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
318142 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106942 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
Trata-se uma leitura dos filmes de Federico Fellini, fundamentada na teoria da imagem cinematográfica de Gilles Deleuze e na relação entre magia e felicidade em Giorgio Agamben. É nas imagens-sonho e nas imagens-lembrança que trazem para a tela os clowns de Fellini que busco os germes de um cristal em formação que nos oferece a vida enquanto espetáculo, mas também, paradoxalmente, em toda sua espontaneidade. Por ser a imagem-cristal uma operação fundamental do tempo, no sentido em que nela se pode ver a coexistência entre o presente e o passado, é no carnaval e nas festas de loucos, na história do riso, da máscara e do circo que busco elementos para compreender a importância dos clowns no contexto dos filmes de Fellini, incluindo seus escritos e suas declarações. Depois, acompanho a suposta desaparição da graça e do inumano na virada epistemológica que marca os anos finais da era clássica: é aí que Bakhtin, em seu estudo sobre Rabelais, encontra uma mudança radical de atitude em relação ao riso, que já não pode mais fazer parte do sério; aí também Foucault analisa a exclusão da loucura, no cogito cartesiano. Não por acaso, é também aí que Rossi e Yates inserem a passagem da magia à ciência. Nesse contexto faço a leitura dos clowns de Fellini buscando enxergar neles "o passado que se conserva e assume todas as virtudes do começo e do recomeço". Esse passado que essas figuras conservam pode nos fazer contemporâneos da criança que fomos e nos fazer ver que "o que podemos alcançar por nossos méritos e esforços não pode nos tornar realmente felizes".<br> |
en |
dc.description.abstract |
|
en |
dc.format.extent |
215 p.| ils. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Literatura |
en |
dc.subject.classification |
Cinema |
en |
dc.subject.classification |
Italia |
en |
dc.subject.classification |
Circo |
en |
dc.title |
Os clowns de Fellini: a porção palhaça da subjetividade |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar