dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Saraiva, Maria do Carmo Oliveira |
en |
dc.contributor.author |
Alves, Luciana Gomes |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T22:03:23Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T22:03:23Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-05 |
|
dc.identifier.other |
282826 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106710 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010 |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como propósito contribuir para as reflexões sobre as atuais condições do ensino da dança nas escolas, e teve como objetivo central verificar como se encontra o ensino da dança nas escolas públicas municipais de ensino fundamental da cidade de Itajaí/SC e se a cultura da competição em dança existente na cidade se transfere para a escola. Para tanto, a pesquisa de campo buscou informações com treze professores/as que atuam no ensino de 5ª a 8ª série, por meio entrevista, e com oitenta e dois alunos de 8ª série do ensino fundamental, por meio de questionário. Também, foram analisados os documentos que dão suporte ao planejamento da educação física, fornecidos pela Secretaria de Educação do Município. A pesquisa caracterizou-se como descritivo-exploratória de abordagem qualitativa e, para a interpretação dos dados, utilizou-se da análise do conteúdo. A análise dos dados sobre os documentos de Itajaí evidenciou a carência do ensino da dança nas escolas da rede pública municipal dessa cidade, assim como a relação dos/as professores/as com esses documentos. Foi constatado que a dança não tem presença significativa no ambiente escolar, em aulas de educação física, aparecendo eventualmente com caráter utilitário para auxiliar o ensino de outros conteúdos. Os/as professores/as entendem que a dança é um conteúdo importante, porém não se consideram capacitados para o seu ensino. Dentre os problemas apontados pelos educadores, foram destacados: a falta de espaço físico; a insuficiência da formação acadêmica # principalmente em função das configurações curriculares dos cursos superiores de Educação Física; e a falta de vivência desses professores em dança, tanto durante a formação acadêmica quanto na educação escolar. Apesar de haver a cultura da dança competitiva na idade de Itajaí, os/as alunos/as não têm esse entendimento sobre ela: acreditam que a dança é uma atividade de lazer que permite a expressão de sentimentos e proporciona prazer. |
en |
dc.description.abstract |
This study had the purpose of contributing to the current reflections about the current dance teaching in schools, and its main objective was to verify how the dance teaching is being carried out in the Elementary and Middle municipal public schools in the city of Itajaí/SC and to verify if the existing culture of competition in this city is transmitted to the school. Therefore, the field research looked for information, through interviews, with thirteen teachers who work with students from 5th to 8th grade (whose ages vary from 11 to 15 years old, according to the Brazilian Education System) and, through questionnaire, with eighty-two students of the 8th grade (14 and 15 years old teenagers). Documents that support the Physical Education Program were also analyzed, provided by the Municipal Secretary of Education. The research is featured as descriptive-exploratory with qualitative approach, and the content analysis was used for the data interpretation. The analysis of the data about the Itajaí documents makes evident the lack of dance teaching in the municipal public schools of this city, as well as the teachers# relationship to these documents. This study certified that dance does not have a significant presence in the school environment, in Physical Education classes, appearing occasionally with a utilitarian nature to help the teaching of other subjects. The teachers understand that dance is an important content; however they do not onsider themselves qualified for teaching it. Among the problems pointed out by them, we can highlight: lack of physical space; insufficient academic formation # mainly because of the curriculum configuration of the higher courses of Physical Education; and lack of experience in dance, both in the academy and in the school. Despite the existing culture of competitive dance in the city of Itajaí, the students do not have this understanding about it: they believe that dance is a leisure activity which permits expression of feelings and provides pleasure. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Educação física |
en |
dc.subject.classification |
Dança |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
en |
dc.subject.classification |
Professores - |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Ensino fundamental |
en |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
en |
dc.title |
A Dança e a formação dos/as professores/as no ensino fundamental do município de Itajaí/SC |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |