Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andrés Díaz |
en |
dc.contributor.author |
Oda, Luciana Sayuri |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:58:45Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:58:45Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
278605 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106698 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 |
en |
dc.description.abstract |
Esta dissertação relata sobre a contribuição do design no desempenho de micro e pequenas empresas (MPEs) por sua significativa participação no desenvolvimento socioeconômico do país e pelos poucos estudos relacionando o design à melhoria da competitividade das empresas deste porte. Foi utilizada a base de dados de MPEs atendidas pelo Convênio ABRE SEBRAE - consultoria em design de embalagem, que apóia em até 80% o valor total do projeto. Como a maioria das MPEs ainda não usa o design como estratégia empresarial e, por outro lado, como os designers têm dificuldades em compreender a realidade e necessidade das empresas de pequeno porte, o objetivo desta dissertação é definir diretrizes para a elaboração de um diagnóstico de design, tratada nesta dissertação como uma etapa pré-projetual aderente a qualquer metodologia de design, que visa subsidiar os designers com dados sobre variáveis internas e externas à empresa que influenciam na definição dos objetivos do projeto. A este diagnóstico, serão relacionados indicadores de resultados para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial. Além das MPEs, também foram pesquisados os escritórios de design que realizaram o projeto à empresa, com o intuito de cruzar os dados destes dois pontos de vista. Algumas MPEs da amostra alcançaram resultados positivos com o projeto de design de embalagem, mas apenas 2 escritórios realizaram diagnóstico para subsidiar o projeto e apenas 1 apresentou os dados coletados aos seus clientes. Da mesma forma, apenas 2 escritórios verificaram como foi a contribuição de seu trabalho na melhoria da competitividade de seu cliente. Conclui-se que mesmo adotando ferramentas como o diagnóstico de design e a mensuração da contribuição do design por meio de indicadores de resultado, pelo desnível de qualidade no atendimento e no serviço dos escritórios de design é necessário a certificação de qualidade destes escritórios de design e a melhor compreensão dos conceitos de gestão de design pelos profissionaiss. |
en |
dc.format.extent |
144 p.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Gestão de design |
en |
dc.subject.classification |
Indicadores |
en |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
en |
dc.subject.classification |
Desempenho |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.title |
Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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