Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES

DSpace Repository

A- A A+

Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Merino, Eugenio Andrés Díaz en
dc.contributor.author Oda, Luciana Sayuri en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:58:45Z
dc.date.available 2013-12-05T21:58:45Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 278605 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106698
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 en
dc.description.abstract Esta dissertação relata sobre a contribuição do design no desempenho de micro e pequenas empresas (MPEs) por sua significativa participação no desenvolvimento socioeconômico do país e pelos poucos estudos relacionando o design à melhoria da competitividade das empresas deste porte. Foi utilizada a base de dados de MPEs atendidas pelo Convênio ABRE SEBRAE - consultoria em design de embalagem, que apóia em até 80% o valor total do projeto. Como a maioria das MPEs ainda não usa o design como estratégia empresarial e, por outro lado, como os designers têm dificuldades em compreender a realidade e necessidade das empresas de pequeno porte, o objetivo desta dissertação é definir diretrizes para a elaboração de um diagnóstico de design, tratada nesta dissertação como uma etapa pré-projetual aderente a qualquer metodologia de design, que visa subsidiar os designers com dados sobre variáveis internas e externas à empresa que influenciam na definição dos objetivos do projeto. A este diagnóstico, serão relacionados indicadores de resultados para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial. Além das MPEs, também foram pesquisados os escritórios de design que realizaram o projeto à empresa, com o intuito de cruzar os dados destes dois pontos de vista. Algumas MPEs da amostra alcançaram resultados positivos com o projeto de design de embalagem, mas apenas 2 escritórios realizaram diagnóstico para subsidiar o projeto e apenas 1 apresentou os dados coletados aos seus clientes. Da mesma forma, apenas 2 escritórios verificaram como foi a contribuição de seu trabalho na melhoria da competitividade de seu cliente. Conclui-se que mesmo adotando ferramentas como o diagnóstico de design e a mensuração da contribuição do design por meio de indicadores de resultado, pelo desnível de qualidade no atendimento e no serviço dos escritórios de design é necessário a certificação de qualidade destes escritórios de design e a melhor compreensão dos conceitos de gestão de design pelos profissionaiss. en
dc.format.extent 144 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Gestão de design en
dc.subject.classification Indicadores en
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas en
dc.subject.classification Desempenho en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.title Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
278605.pdf 1.690Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar