Modelo híbrido de programação de materiais na indústria automobilística: estudo de caso

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Modelo híbrido de programação de materiais na indústria automobilística: estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Luna, Mônica Maria Mendes en
dc.contributor.author Girardi, Fortunato Antônio en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:55:28Z
dc.date.available 2013-12-05T21:55:28Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 275141 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106682
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009 en
dc.description.abstract Em meio ao conturbado cenário mercadológico atual, a conquista do cliente é o foco central de nossas organizações, para isto a constante atualização dos processos, produtos e serviços exige uma cadeia de suprimentos robusta e flexível, que por sua vez deve objetivar a eficiência nos objetivos de tempo, de custo e de qualidade, bem como na garantia da satisfação deste cliente, concomitantemente objetiva posicionar a organização dentro dos níveis de competitividade desejados. Neste contexto, a presente dissertação, conduzida na forma de um estudo de caso, descreve os mecanismos necessários à composição otimizada do modelo de programação de materiais diretos utilizado pelo setor denominado GMF ( Gestão Materiais Funilaria) da Fiat Automóveis. Tem ainda, o objetivo de analisar o comportamento da programação pró-ativa e reativa utilizados, sendo que, a utilização mesclada de ambos caracteriza o modelo híbrido de reposição de estoque empregado. Como sustentação fundamental a esta cadeia flexível, três pilares são destacados: os sistemas de informações, as pessoas capacitadas e os recursos de comunicação interativa entre os elos desta cadeia. O resultado da sinergia destes elementos é observado através da redução dos níveis de estoque além do atendimento aos clientes internos quanto aos pedidos de produção, neste aspecto é evidenciado a redução de 32% em dias de estoque frente ao previsto em 2009, mesmo havendo uma redução de 55% do valor previsto no período entre 2003 e 2009. Ressalta-se a redução do estoque como impacto econômico-financeiro extremamente positivos, abordados pela análise do fluxo de caixa como impacto financeiro, pois minimiza os pagamentos aos fornecedores e pela Demonstração de Resultado como impacto econômico, pois minimiza o capital de giro necessário. O estudo detalhado do fluxo logístico em questão aponta os principais aspectos a serem melhorados, com destaque para os sistemas transacionais, os quais cumprem um papel de atendimento setorial, enquanto o gerenciamento por processos, necessário à complexidade da função logística, requer uma abordagem sistêmica interfuncional. en
dc.format.extent 146 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Engenharia civil en
dc.subject.classification Industria automobilistica en
dc.subject.classification Cadeias de abastecimento en
dc.subject.classification Sistemas de informação en
dc.subject.classification Logistica empresarial en
dc.subject.classification Controle de estoque en
dc.title Modelo híbrido de programação de materiais na indústria automobilística: estudo de caso en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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