dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Luna, Mônica Maria Mendes |
en |
dc.contributor.author |
Girardi, Fortunato Antônio |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:55:28Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:55:28Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
275141 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106682 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009 |
en |
dc.description.abstract |
Em meio ao conturbado cenário mercadológico atual, a conquista do cliente é o foco central de nossas organizações, para isto a constante atualização dos processos, produtos e serviços exige uma cadeia de suprimentos robusta e flexível, que por sua vez deve objetivar a eficiência nos objetivos de tempo, de custo e de qualidade, bem como na garantia da satisfação deste cliente, concomitantemente objetiva posicionar a organização dentro dos níveis de competitividade desejados. Neste contexto, a presente dissertação, conduzida na forma de um estudo de caso, descreve os mecanismos necessários à composição otimizada do modelo de programação de materiais diretos utilizado pelo setor denominado GMF ( Gestão Materiais Funilaria) da Fiat Automóveis. Tem ainda, o objetivo de analisar o comportamento da programação pró-ativa e reativa utilizados, sendo que, a utilização mesclada de ambos caracteriza o modelo híbrido de reposição de estoque empregado. Como sustentação fundamental a esta cadeia flexível, três pilares são destacados: os sistemas de informações, as pessoas capacitadas e os recursos de comunicação interativa entre os elos desta cadeia. O resultado da sinergia destes elementos é observado através da redução dos níveis de estoque além do atendimento aos clientes internos quanto aos pedidos de produção, neste aspecto é evidenciado a redução de 32% em dias de estoque frente ao previsto em 2009, mesmo havendo uma redução de 55% do valor previsto no período entre 2003 e 2009. Ressalta-se a redução do estoque como impacto econômico-financeiro extremamente positivos, abordados pela análise do fluxo de caixa como impacto financeiro, pois minimiza os pagamentos aos fornecedores e pela Demonstração de Resultado como impacto econômico, pois minimiza o capital de giro necessário. O estudo detalhado do fluxo logístico em questão aponta os principais aspectos a serem melhorados, com destaque para os sistemas transacionais, os quais cumprem um papel de atendimento setorial, enquanto o gerenciamento por processos, necessário à complexidade da função logística, requer uma abordagem sistêmica interfuncional. |
en |
dc.format.extent |
146 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
en |
dc.subject.classification |
Industria automobilistica |
en |
dc.subject.classification |
Cadeias de abastecimento |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação |
en |
dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
en |
dc.subject.classification |
Controle de estoque |
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dc.title |
Modelo híbrido de programação de materiais na indústria automobilística: estudo de caso |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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