dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andrés Díaz |
en |
dc.contributor.author |
Machado, Rosane do Carmo |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:54:16Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:54:16Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
275382 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106675 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009 |
en |
dc.description.abstract |
O ambiente ergonômico em instituição de ensino superior e seu reflexo na atividade docente e na qualidade de vida na organização buscou, através dos fundamentos da ergonomia e da atividade desenvolvida pelos docentes, a proposição de um modelo ergonômico que possa ser usado como referência para as ações de melhoria nas Instituições de Ensino Superior-IES. Para atingir seu objetivo, a pesquisa necessitou caracterizar o perfil e o trabalho do docente universitário; observar as condições de execução desse trabalho no ambiente institucional; identificar as principais dificuldades, físicas, mentais e organizacionais encontradas pelos docentes e os fatores que influenciam essa atividade profissional. Com a proposta, desenvolvimento e aplicação de um modelo ergonômico, foi possível verificar as condições físico-estruturais das IES, a ação docente e a prática pedagógica, bem como o reflexo que o ambiente ergonômico pode proporcionar nessa atividade e na qualidade de vida dos docentes. Os perfis das instituições selecionadas para a investigação se complementam, ou seja, vinculação administrativa e organização acadêmica diferentes, Universidade e Faculdade, pública e privada, expressando suas características de gestão, recursos: humanos, materiais e estruturais diferenciados, regime de trabalho, carga horária que os docentes dedicam às aulas e às demais atividades inerentes a profissão, atividades voltadas ao ensino e a pesquisa, refletindo as condições da realidade do ensino superior brasileiro. Com esse trabalho foi possível mapear a situação e apresentar um diagnóstico prévio sobre o trabalho do docente. O modelo desenvolvido a partir desse diagnóstico possibilitou propor alternativas, com base na ergonomia, para melhorar as condições das atividades dos docentes em seu ambiente de trabalho, com a minimização e/ou a eliminação das causas das dificuldades decorrentes da atividade e dos problemas ocasionados pelo desgaste físico e mental do docente na sua profissão, assim como a ampliação da qualidade de vida na organização. Com os resultados obtidos, nas condições delineadas, espera-se que essa pesquisa possa servir de parâmetro para a construção de programas de qualidade na área, podendo ser implantado nas instituições de ensino e ainda servir de motivador para a gestão educacional. |
en |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ergonomia |
en |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
en |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
en |
dc.subject.classification |
Trabalho - |
en |
dc.subject.classification |
Análise |
en |
dc.subject.classification |
Qualidade de vida no trabalho |
en |
dc.title |
O ambiente ergonômico em instituição de ensino superior e seu reflexo na atividade docente e na qualidade de vida da organização |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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