Protocolo de avaliação psiconeurofisiológica em crianças entre 9 e 13 anos durante a apresentação de imagens de filmes de animação
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Takase, Emilio |
en |
dc.contributor.author |
Gomes, July Silveira |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:49:43Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:49:43Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
275121 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106648 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009. |
en |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa foca-se no desenvolvimento de um protocolo para a identificação do efeito das características dos personagens do filme de animação infantil Minhocas® sobre o sistema motivacional cerebral de crianças, dentro do conceito sustentado por Lang, Bradley e sua equipe (Bradley, Codispoti, Sabatinelli, & Lang, 2001; Lang, Bradley, & Cuthbert, 1998a, 1998b). A primeira etapa dessa pesquisa delimitou-se à investigação dos efeitos evocados por imagens com dois padrões de olhos (com íris e sem íris - olho preto) e expressão facial neutra. Nesse sentido, foram monitoradas as respostas de condutividade da pele, a freqüência cardíaca e os potenciais corticais lentos de 13 jovens entre 9 e 13 anos. A análise foi realizada aplicando-se os testes de Friedman e Wilcoxon. A partir das respostas fisiológicas dos sujeitos, percebe-se diferenciação no processamento das informações em função dos padrões de olhos. Esse efeito é potencializado pela ordem de apresentação, sendo que a visualização do olho preto pela primeira vez mobilizou mais respostas de ativação simpática e de direcionamento da atenção, verificadas através de maiores respostas de condutividade da pele e menor freqüência cardíaca. Também foram encontradas diferença de gênero. Novas pesquisas são necessárias para refinamento do protocolo e confirmação dos indicadores encontrados. |
en |
dc.format.extent |
105 f.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Psicologia |
en |
dc.subject.classification |
Neurofisiologia |
en |
dc.subject.classification |
Filmes infantis |
en |
dc.subject.classification |
Emoções |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.subject.classification |
Olhos |
en |
dc.title |
Protocolo de avaliação psiconeurofisiológica em crianças entre 9 e 13 anos durante a apresentação de imagens de filmes de animação |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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