dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ferreira, João Carlos Espindola |
en |
dc.contributor.author |
Westrupp, Fernando Lemonje |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:45:34Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:45:34Z |
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dc.date.issued |
2008 |
en |
dc.identifier.other |
264169 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106624 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
en |
dc.description.abstract |
Os materiais compósitos vêm a cada dia ganhando mais espaço dentro das indústrias, principalmente na aeronáutica e automobilística. O aumento da utilização destes materiais está diretamente relacionado à melhoria de algumas propriedades (mecânicas, térmicas e elétricas), bem como a redução de peso e de custo. Além do mais, estes materiais possibilitam a fabricação de moldes de injeção de plásticos de maneira rápida e com custos reduzidos. No âmbito da obtenção de moldes de injeção de maneira rápida, é muito importante o conhecimento da usinabilidade do material compósito a ser utilizado, pois na maioria dos casos este material necessitará de algum processo de usinagem após o seu vazamento. Para que o material possa ser utilizado comercialmente é necessário observar como ele se comporta submetido a diferentes condições de usinagem. Também é necessário ter-se o conhecimento da qualidade da superfície do material após a usinagem para verificar se é adequado o seu uso como molde de injeção, visto que em alguns casos os moldes necessitam de uma reduzida rugosidade da superfície. Dentro deste contexto, esta dissertação propõe um estudo sobre a influência das condições de usinagem de um compósito de matriz polimérica (resina epóxi) com cargas metálicas (ferro), a fim de avaliar a possibilidade de construção de moldes de injeção com este tipo de material. Nos ensaios foi utilizada uma profundidade de corte constante, tendo como variáveis o avanço, a velocidade de corte e a quantidade de carga metálica no compósito. A ferramenta de corte utilizada nos experimentos foi metal-duro sem revestimento. Para a realização dos ensaios de usinagem (processo de torneamento), foram utilizados três valores diferentes de velocidade de corte e quatro de avanço, além de quatro variações de materiais da peça, com o intuito de identificar qual combinação destes parâmetros de usinagem e materiais fornecem os melhores resultados, do ponto de vista de rugosidade da superfície da peça e vida da ferramenta. Para isso, durante a realização dos ensaios, foram monitoradas as marcas de desgaste das ferramentas de corte, a temperatura das peças, bem como a qualidade da superfície das mesmas. Com os experimentos pode-se verificar que a usinagem do compósito é viável, pois a temperatura de transição vítrea da resina não foi atingida, além de não terem sido encontradas marcas de desgaste nas ferramentas de corte. |
en |
dc.format.extent |
xiii, 81 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
en |
dc.subject.classification |
Materiais compostos |
en |
dc.subject.classification |
Resinas epoxi |
en |
dc.subject.classification |
Usinagem |
en |
dc.title |
Análise da viabilidade da usinagem de compósito de matriz de epóxi com cargas de ferro visando a sua utilização em moldes de injeção |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Salmoria, Gean Vitor |
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