Gestão de ambientes multiculturais em alianças estratégicas: o caso Renault-Nissan

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Gestão de ambientes multiculturais em alianças estratégicas: o caso Renault-Nissan

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Cruz Júnior, João Benjamim da en
dc.contributor.author Ribeiro, Tatiana Vianna A. en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:36:41Z
dc.date.available 2013-12-05T21:36:41Z
dc.date.issued 2006 en
dc.identifier.other 226282 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106587
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administação en
dc.description.abstract As alianças estratégicas são cada vez mais adotadas pelas organizações como resposta a um ambiente global marcado pela alta competitividade. Tais parcerias pressupõem o encontro de culturas diferenciadas e impõem às organizações o desafio de gerir de forma eficaz os ambientes multiculturais estabelecidos. O propósito deste trabalho é então, o de sugerir as principais práticas e instrumentos que devem, preferivelmente, ser adotados nas alianças estratégicas para que a gestão do ambiente multicultural formado resulte na instauração de um clima de cooperação entre os membros das empresas envolvidas. Aliando a teoria à prática fez-se uma revisão de literatura sobre o assunto e um estudo de caso da Aliança Renault-Nissan, que consistiu em entrevistas com os principais dirigentes de uma das empresas participantes da parceria: a Nissan do Brasil. Como resultado da pesquisa, identificou-se a complexidade do processo de integração cultural em alianças estratégicas e o fato de que, tão importante quanto um processo eficaz de integração cultural no período inicial da formação da parceria, é a gestão contínua do ambiente multicultural estabelecido. Como principais instrumentos e práticas verificadas por meio desse estudo destacam-se: a necessidade de se conciliar projetos formais como workshops e seminários com a criação de uma dinâmica interna que motive as pessoas a aprenderem com a organização parceira; a importância do envolvimento permanente do top management no processo e, ainda, a necessidade de se considerar a gestão de ambientes multiculturais não como um conjunto de ações intervencionistas ou controladoras, mas como um esforço de compreensão e aprendizado das diferenças humanas. en
dc.format.extent 104 f.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Alianças estratégicas en
dc.subject.classification (Negócios) en
dc.subject.classification Parceria en
dc.subject.classification Multiculturalismo en
dc.subject.classification Cultura organizacional en
dc.title Gestão de ambientes multiculturais em alianças estratégicas: o caso Renault-Nissan en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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