Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas

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Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Benakouche, Tamara en
dc.contributor.author Suavi, Valenska en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:28:38Z
dc.date.available 2013-12-05T21:28:38Z
dc.date.issued 2004 en
dc.identifier.other 224462 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este trabalho visa analisar a efetividade e a eficácia da implementação de um projeto de informática aplicada à educação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação - SEME, de Brusque - SC, a partir de 2001, chamado ESPIN (Espaço Pedagógico Informatizado). De modo a realizar uma análise mais coerente, este trabalho parte da conceituação das tecnologias de informática e de comunicação na educação, com ênfase nas implicações desta mudança para os professores, quando da sua introdução nas escolas. Algumas experiências mundiais e a brasileira são discutidas e comparadas, de modo a apresentar, de forma mais ampla, o contexto onde o projeto analisado está inserido. O ESPIN é um espaço pedagógico implantado em algumas escolas municipais, equipado com recursos tecnológicos de informática e comunicação, como PCs, scanners, gravadoras de CD-Rom, digitalizadoras de vídeo e som, TV e acesso à Internet. Colocado à disposição dos professores de sala de aula e alunos, com a mediação de professores motivadores, o ESPIN visa o desenvolvimento das atividades curriculares, buscando um novo paradigma didático-pedagógico. A pesquisa foi realizada com 44 professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, em cinco escolas da Rede Municipal de Brusque, com ênfase na investigação dos fatores que influenciam ou inibem as práticas dos professores quanto à utilização da estrutura tecnológica disponível no ESPIN. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários estruturados e sofreram análises qualitativas e quantitativas. O resultado da pesquisa aponta para as excelências e falhas detectadas na estrutura do projeto, analisando-se como ponto focal o professor de sala de aula e a sua efetiva utilização dos recursos disponíveis. O trabalho analisa o sentimento, os anseios e as percepções dos professores de sala de aula, no que diz respeito à capacitação, disponibilidade, apoio instrucional e emocional. O instrumento elaborado e analisado pode ser utilizado pela coordenação do ESPIN para avaliar escolas com o projeto já implantado e outras que aspiram a implantação do mesmo, gerando um indicador de uso. en
dc.format.extent 103 f.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Inovações tecnológicas en
dc.subject.classification Realidade virtual en
dc.subject.classification Inovações educacionais en
dc.subject.classification Tecnologia educacional en
dc.title Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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