Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar en
dc.contributor.author Futami, André Hideto en
dc.date.accessioned 2013-12-05T20:56:20Z
dc.date.available 2013-12-05T20:56:20Z
dc.date.issued 2001 en
dc.identifier.other 181123 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este trabalho objetiva mostrar a importância que o conhecimento representa para as organizações, principalmente em uma era em que a competição desconhece fronteiras. O conhecimento tornou-se o principal recurso de tudo o que é produzido pela organização. Os problemas de qualidade, custo e competitividade remonta em um problema muito mais fundamental, que é a incapacidade das organizações de aprender e abster-se de repetir constantemente os mesmos erros. O conhecimento organizacional é o fator que permite desenvolver uma competência de forma a elevar o nível de qualidade dos bens, serviços e métodos. O valor da maioria dos produtos e serviços depende de como são desenvolvidos os fatores intangíveis baseados no conhecimento. O conhecimento tácito de natureza subjetiva, altamente pessoal e difícil de formalizar, é a base do conhecimento organizacional. A eficiência da criação do conhecimento é dada pela capacidade da organização em converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Assim, a criação de um novo conhecimento é o resultado de uma intensiva interação entre os membros da organização. A crescente importância que o conhecimento desempenha nos processos operacionais exige uma mudança comportamental da organização para administrar o novo recurso. A função da organização nesse processo é fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, para criar e acumular conhecimento em nível organizacional. O foco da gestão do conhecimento, portanto, precisa estar nos fluxos de conhecimentos, visão, confiança e comunicação, e não na alocação de poder e recursos. Administrar essas colaborações requer uma mudança no conceito de trabalho tradicional. en
dc.format.extent xvi, 156 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Gestão do conhecimento en
dc.subject.classification Competencia en
dc.subject.classification (Autoridade legal) en
dc.title Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
181123.pdf 23.12Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar