Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
en |
dc.contributor.author |
Futami, André Hideto |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T20:56:20Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T20:56:20Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
en |
dc.identifier.other |
181123 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva mostrar a importância que o conhecimento representa para as organizações, principalmente em uma era em que a competição desconhece fronteiras. O conhecimento tornou-se o principal recurso de tudo o que é produzido pela organização. Os problemas de qualidade, custo e competitividade remonta em um problema muito mais fundamental, que é a incapacidade das organizações de aprender e abster-se de repetir constantemente os mesmos erros. O conhecimento organizacional é o fator que permite desenvolver uma competência de forma a elevar o nível de qualidade dos bens, serviços e métodos. O valor da maioria dos produtos e serviços depende de como são desenvolvidos os fatores intangíveis baseados no conhecimento. O conhecimento tácito de natureza subjetiva, altamente pessoal e difícil de formalizar, é a base do conhecimento organizacional. A eficiência da criação do conhecimento é dada pela capacidade da organização em converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Assim, a criação de um novo conhecimento é o resultado de uma intensiva interação entre os membros da organização. A crescente importância que o conhecimento desempenha nos processos operacionais exige uma mudança comportamental da organização para administrar o novo recurso. A função da organização nesse processo é fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, para criar e acumular conhecimento em nível organizacional. O foco da gestão do conhecimento, portanto, precisa estar nos fluxos de conhecimentos, visão, confiança e comunicação, e não na alocação de poder e recursos. Administrar essas colaborações requer uma mudança no conceito de trabalho tradicional. |
en |
dc.format.extent |
xvi, 156 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
en |
dc.subject.classification |
Competencia |
en |
dc.subject.classification |
(Autoridade legal) |
en |
dc.title |
Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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